RESUMO
Meu trabalho encontra identidade com o trabalho de Marilda Cavalcanti (2018Cavalcanti, M. do C., & Maher, T. J. M. (Eds.). (2018). Multilingual Brazil: Language Resources, Identities and Ideologies in a Globalized World. Routledge.) quando esse se volta para “os modos como as ideologias linguísticas nacionais e políticas linguísticas dão forma às trajetórias sociolinguísticas do povo brasileiro” (Maher & Cavalcanti, 2018, p. 2). Em especial, vou focalizar essas trajetórias, discutindo e revisando um modelo que desenvolvi para análise linguística por meio de quatro continua, a saber: a) continuum de urbanização, que se estende desde os vernáculos rurais isolados até a variedade urbana de prestígio; b) continuum de letramento, que se ocupa de eventos de oralidade em uma extremidade e eventos de letramento na outra; c) continuum de monitoração estilística, que discute o alinhamento ou footing com o interlocutor e d) continuum de acesso à Internet, que se relaciona ao grau de alfabetização digital e aos recursos de que os falantes dispõem para o uso desse equipamento (Bortoni-Ricardo, 2021Bortoni-Ricardo, S. M. (2021). Português brasileiro, a língua que falamos. Editora Contexto. , p. 49). Para ilustrá-los darei voz a falantes do Português brasileiro não alfabetizados ou semialfabetizados.
Palavras-chave:
Povo brasileiro; trajetórias sociolinguísticas; metodologia de contínuos; alfabetização.