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Internacionalização do currículo pela telecolaboração na Educação Profissional e Tecnológica

Internationalization of the curriculum through telecollaboration in professional and technological education

RESUMO

Considerando que a internacionalização das instituições educacionais se materializa através do currículo (Belli et al., 2018Belli, M., Heemann, C., Lacerda, L. L., Grazziontin, M., & Luna, J.M. F. (2018). A internacionalização do currículo e a Pedagogia da Autonomia de Freire: descendo a Torre de Babel. Todas as Letras, 20(1), 45-53.; Knight, 2004Knight, J. (2004). Internationalization Remodeled: Definition, Approaches, and Rationales. Journal of Studies in International Education, 8(1), 5-31. https://doi.org/10.1177/1028315303260832
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), este estudo de abordagem qualitativa (Patton, 2002Patton, M. Q. (2002). Qualitative research and evaluation methods. Sage Publications.) concentrou-se no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) (Ramos, 2008Ramos, M. (2008). Concepção do Ensino Médio Integrado. https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf (Acessado 24 de junho, 2024)
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, 2010Ramos, M. (2010). Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In G. Frigotto, M. Ciavatta, & M. Ramos (Eds.). Ensino médio integrado: concepção e contradições (pp.106 - 125). Cortez.) e teve o objetivo de analisar como a Internacionalização do Currículo (IoC) tem sido possível no Instituto Federal Catarinense (IFC) pela telecolaboração, esta entendida como fomentadora do contato entre estudantes geograficamente distantes (O’Dowd, 2021O’Dowd, R. (2021). Virtual exchange: moving forward into the next decade. Computer Assisted Language Learning, 34(3), 209-224. https://doi.org/10.1080/09588221.2021.1902201
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; Schaefer & Heemann, 2021Schaefer, R., & Heemann, C. (2021). A telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural no Instituto Federal Catarinense. Entrepalavras, 11 (3), e2228, 1-18. http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-32228
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).Os dados foram coletados mediante um relato de experiência de uma participante e uma entrevista. O estudo revelou que a telecolaboração tem propiciado, no IFC, o diálogo entre pessoas de diferentes países e culturas, facilitando a IoC no contexto da EPT. Defendemos que a telecolaboração pode preparar os estudantes da EPT para a interação respeitosa e exitosa com pessoas de outros contextos culturais, tanto no âmbito pessoal quanto no do trabalho.

Palavras-chave:
internacionalização do currículo; educação profissional e tecnológica; telecolaboração; formação integral

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