Este artigo analisa os posicionamentos interacionais (DAVIES & HARRÉ, 1999DAVIES, Bronwyn & HARRÉ, Rom. 1999. 'Positioning and Personhood'. In: HARRÉ Rom & VAN LANGENHOVE, Luk (eds.). Positioning Theory. Oxford: Blackwell, p. 32-52.) das/dos participantes da rede social Filmow ao comentarem aspectos relativos ao gênero e à sexualidade abordados em Tudo sobre minha mãe, de Almodóvar, destacando aqueles que remetem às personagens transgêneros. Privilegiamos um instrumental analítico que se centra na contextualização de pistas indexicais (WORTHAM, 2001WORTHAM, Stanton. 2001. Narratives in Action. A Strategy for Research and Analysis. New York: Teachers College Press.). Por entender o gênero pelo prisma da performatividade (BUTLER, 1990BUTLER, Judith. 1990. Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity. London: Routledge.), recorremos às Teorias Queer na fundamentação teórica. Os resultados indicam que o filme impulsiona as/os participantes a refletirem sobre performances discursivo-identitárias não hegemônicas, mesmo que nem sempre assumam posicionamentos transgressores. Aventam-se razões para as dificuldades de mobilizar discursos transgressivos.
transgênero; posicionamentos; pistas indexicais; Tudo sobre minha mãe