Acessibilidade / Reportar erro

O que está acontecendo aqui? E o que isso traz para mim? Como dois alunos de pós-graduação L2 experimentaram interação falada

RESUMO

Este artigo vê a interação em sala de aula como parte integrante da produção da escrita acadêmica. Apresenta um relato situado de como dois alunos de mestrado de L2 experimentaram interação falada em dois cursos diferentes, extraído de um estudo etnográfico de pequena escala de 13 meses que se baseou no conceito de capital simbólico de Bourdieu (1991Bourdieu, P. (1991). Language and symbolic power. Cambridge: Polity Press.) e na estrutura de participação de Goffman (1981_____. (1981). Forms of talk. Philadelphia: University of Pennsylvania.). A triangulação de dados de observação de sala de aula com entrevistas de alunos revela como a interação é enquadrada pelos cursos dos dois participantes da pesquisa e em que medida os eventos interativos estão vinculados a objetivos específicos relacionados a tarefas escritas. As descobertas ecoam pesquisas existentes de que a proficiência linguística, a familiaridade com as normas e as relações de poder se cruzam para tornar a interação problemática. Discuto recomendações para melhorar a interação no design e na pedagogia do curso; ao invés de soluções trans-contextuais, estudos de avaliação construtivista de cursos específicos são necessários que reflitam as vozes de todos os participantes.

Palavras-chave:
interação; eventos de alfabetização; escrita acadêmica; aprendendo; identidade; agência; capital cultural

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br