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Um dispositivo de intervenção com professores de Centros de Estudos de Línguas (CEL): o trabalho de ensino do francês em debate

An intervention device with teachers of the Centros de Estudos de Línguas (CEL): the work of teaching “French” in debate

RESUMO

Este artigo objetiva descrever o dispositivo de intervenção formativa baseado na análise das práticas realizado com um grupo de professores de francês de Centros de Estudos de Línguas (CEL) da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (Silva, 2023) e apontar, através de uma análise linguístico-discursiva (Bulea & Bronckart, 2012Bulea, E., & Bronckart, J.-P. (2012). Les représentations de l’agir enseignant dans le cadre du genre entretien. Raído, 6(1), 131-149. Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1780
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), de que maneira a intervenção pode proporcionar uma dinâmica de interpretação da atividade (Bronckart, 2008bBronckart, J.-P. (2008b). Un retour nécessaire sur la question du développement. In M. Brossard, & J. Fijalkow (Eds.), Vygotski et les recherches en éducation et en didactiques (pp. 237-250). Presses Universitaires de Bordeaux. ). A pesquisa qualitativa realizada a partir dessa intervenção se fundamenta no paradigma interacionista social (Vygotski, 1934/1997), nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2017Bronckart, J.-P. (2017). Développement du langage et développement psychologique. L’approche de l’interactionnisme socio-discursif. Veredas, 21(3), 30-46. https://doi.org/10.34019/1982-2243.2017.v21.27992
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) e na Clínica da Atividade (Clot, 1999Clot, Y. (1999). La fonction psychologique du travail. PUF. ). O corpus analisado se constitui das transcrições de entrevistas em aloconfrontação (Mollo & Falzon, 2004Mollo, V., & Falzon, P. (2004). Auto- and allo-confrontation as tools for reflective activities. Applied Ergonomics, 35(6), 531-540. https://doi.org/10.1016/j.apergo.2004.06.003
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; Leblanc, 2014Leblanc, S. (2014). Vidéo formation et transformations de l’activité professionnelle. Activités, 11(2), 143-171. https://doi.org/10.4000/activites.968
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) e autoconfrontação cruzada (Clot & Faïta, 2000Clot, Y., & Faïta, D. (2000). Genres et styles en analyse du travail. Concepts et méthodes. Travailler, 4, 7-42. ). As análises discutidas neste trabalho demonstram de que maneira o conflito do métier de professor de francês como língua estrangeira se configura discursivamente e corrobora a ideia de que o debate interpretativo sobre o trabalho pode possibilitar a transformação das significações das experiências vividas.

Palavras-chave:
intervenção; formação de professores; trabalho de ensino; linguística aplicada; autoconfrontação cruzada

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