Resumo em Português:
Neste artigo, analisamos um corpus composto por um encarte do Ministério do Turismo do Brasil (Roteiros do Brasil: 87 belos motivos para viajar pelo Brasil, 2009) que apresenta sugestões de roteiros de viagem no país. O objetivo central foi verificar o modo de circulação de um estereótipo acerca do espaço nacional, sem assumir, contudo, os estereótipos como algo "engessante" ou redutor, mas como uma regularização, efeito de retomadas, paráfrases e repetições que levam ao "esquecimento" da origem enunciativa. São um elemento do interdiscurso cuja entrada no fio do discurso deixa suas marcas, no caso, estruturas inclusivas, que marcam um deslocamento no estereótipo edênico do Brasil, sem abrir mão dele. As análises permitem concluir que os discursos que circulam no campo do turismo - por mais que se apoiem num estereótipo do espaço nacional - mostram, pelo efeito de sustentação do pré-construído, o deslocamento dessa imagem para um aspecto plural do país.Resumo em Inglês:
In this essay, we analyze a corpus composed of a brochure of the Ministry of Tourism of Brazil (Roteiros do Brasil: 87 belos motivos para viajar pelo Brasil, 2009), which presents suggested itineraries of trips in the country. The main objective was to determine the mode of circulation of a stereotype about the national space, without assuming, however, stereotypes as something stagnant or reducent, but rather as a regularization, an effect of resumptions, paraphrases and repetitions that lead to "forgetting" of the enunciative source. They are an element of interdiscourse whose entry into the thread of the discourse leaves its marks, in this instance, inclusive structures that mark a shift in the Edenic stereotype of Brazil, without giving it away. The analyses lead to the conclusion that the discourses that circulate in the field of tourism - as much as they support a stereotype of national space - show, by the supportive effect of the preconstruction, the shift of this image to a plural aspect of the country.Resumo em Português:
Neste trabalho, com o intuito de contribuir com as reflexões sobre a circulação dos discursos, analisamos aspectos relativos à circulação do discurso da Amway, uma empresa norte-americana de vendas em rede que tem atuado há um certo tempo no Brasil. Mais exatamente, analisamos as condições dessa circulação no momento em que ocorreu de modo mais intenso, isto é, na década de 90, quando havia milhares de pessoas em diversas partes do país envolvidas com a venda dos produtos da empresa e/ou com o seu consumo. Nosso estudo se baseia na Análise do Discurso de linha francesa, com ênfase nas reflexões de Foucault sobre os mecanismos de controle do discurso e na noção de prática discursiva, tal como reformulada por Maingueneau. A análise revela que o discurso da Amway apresenta aspectos de uma doutrina e que, como uma prática discursiva, não pode ser pensado de modo separado dos sujeitos que veiculam o discurso, do modo como os organiza numa hierarquia específica, nem dos eventos que promove e que são promovidos em nome da empresa. Nesses termos, a análise evidencia como os discursos dizem respeito não só a um conjunto de textos, mas também a uma rede institucional relativa ao grupo social que a enunciação do discurso supõe e torna possível.Resumo em Inglês:
In this paper, we intend to contribute to the debate about the circulation of the discourses. To do that, we analyze aspects regarding the circulation of Amway's discourse, a North-American network sales company that has been working in Brazil for a while. Precisely, we analyze the conditions of this circulation at the time it was more intensively, ie, in the 90s, when there were thousands of people in several parts of the country selling the company's products or consuming them. This study has been based on French Discourse Analysis with focus on both Michel Foucault's insights on the control mechanisms of discourse and Maingueneau's reformulated notion of discursive practice. The analysis reveals that Amway's discourse displays features of a doctrine, and, as a discursive practice, it cannot be conceived of as separated from the subjects who convey it, nor from its hierarchical organization, nor from the events that the company promotes and those which are promoted under its name. In these terms, the analysis shows how the discourse is not only a set of texts, but also concerns to the institutional network related to the social group that the enunciation of discourse presupposes and makes it possible.Resumo em Português:
Neste artigo, analiso o funcionamento discursivo de frases e provérbios bíblicos que circulam na internet. O eixo central das disussões teórico-metodológicas centra-se nos trabalhos de Dominique Maingueneau, principalmente nos conceitos de aforização e de hiperenunciador, e na noção de comunicação, conforme proposta por Alice Krieg-Planque. As análises mostram que, em relação ao funcionamento das frases e dos provérbios selecionados, o status pragmático das enunciações aforizantes está relacionado às práticas de retomada, de reformulação e de transformação dos enunciados, comuns às formas de comunicação da internet e ao campo religioso, o qual tem suas "regras" (no sentido de regularidades) de funcionamento. Assim, há, por um lado, restrições relativas à circulaçãos dos enunciados; e, por outro, restrições históricas, que dizem respeito ao funcionamento do campo religioso.Resumo em Inglês:
In this paper, I aim to analyze the discursive functioning of biblical sentences and proverbs that circulate in the Internet. The central axis of the theoretical-methodological discussions focuses on Dominique Maingueneau's works, mainly on the concepts of aphorization and hyperenunciator, and on the notion of communication as proposed by Alice Krieg-Planque. The analyses show that, in relation to the functioning of the selected sentences and proverbs, the pragmatic status of the aphorizing utterances is related to the practices of resumption, reformulation and transformation of the enunciations, common to the forms of communication of the Internet and to the religious field, which have their "rules" (in the sense of regularities) of functioning. Thus, there is, on the one hand, restrictions related to the circulation of the enunciations; on the other hand, historical restrictions, which regard the functioning of a given field.Resumo em Português:
Este texto resgata um pouco da história da famosa pintura de Leonardo da Vinci, a Mona Lisa, ou Gioconda, do século XVI, com objetivo de discorrer a respeito de alguns dos múltiplos sentidos (ou discursos) em torno de seu significado, tendo como suporte o respaldo teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, com base especialmente em conceitos desenvolvidos por D. Maingueneau. Como é característico da obra de arte, trata-se de efeitos de sentidos em aberto, o que não exclui a possibilidade de destacamentos, entre os quais se sobressai o "sorriso de Mona Lisa" como um dos principais traços da autoria de Leonardo Da Vinci e, simultaneamente, um traço propício à aforização. Assim, a obra de arte desvincula-se da autoria exclusiva de Da Vinci ao suscitar diversas releituras, as quais ajudam a compor um ethos discursivo em torno desta consagrada pintura e, ao mesmo tempo, fazem circular estereótipos distintos.Resumo em Inglês:
This article reviews the history of the famous painting by Leonardo da Vinci, the Mona Lisa or Gioconda, sixteenth century, aiming to discuss about some of the multiple senses (or discourses) around its meaning, with the support of the French branch of the Discourse Analysis, especially based on concepts developed by D. Maingueneau. As it is characteristic of the work of art, the senses are open, which does not exclude the possibility of detachment, among which we accentuated the "Mona Lisa smile" as one of the main traits of the authorship by Leonardo Da Vinci and, simultaneously, a trait propitious to aphorisation. Thus, the work of art is releasing of the exclusive authorship of Da Vinci and it suscitates several rereadings, which help composing a discursive ethos around this consecrated painting and, at the same time, which make circulating distinct stereotypes.Resumo em Português:
Dominique Maingueneau, em alguns de seus trabalhos, define dois regimes de enunciação distintos: o textualizante e o aforizante. O regime de enunciação aforizante "destextualiza" o texto, por se caracterizar como um processo que tenta minar a compacidade e a dinâmica de textualização. Com base nesse conceito - e levando-o às últimas consequências -, o intuito deste artigo é analisar um conjunto de manifestos modernistas brasileiros a fim de demonstrar a plausibilidade da hipótese de que esse gênero do discurso pode ser considerado um gênero aforizante, na medida em que se vale, recorrentemente e de maneira abundante, de aforizações.Resumo em Inglês:
Dominique Maingueneau distinguishes two enunciation regimes in some of his works: the textualizing one and the aphorizing one. The aphorizing enunciation regime "detextualizes" the text in a sense that it can be characterized by a process which tries to mine compacity and dynamics during textualization. Based on such concept as well as taking it into a deeper analysis, the objective of the present text is to analyze a set of Brazilian Modern Art Manifestos in order to demonstrate the plausibility of the hypothesis that such discourse genre may be considered as an aphorizing genre to the extent it is recurrently and abundantly constituted of aphorizations.Resumo em Português:
O objetivo deste artigo é analisar discursivamente como as grandes mídias veicularam o episódio envolvendo o livro didático "Por uma vida melhor", de Heloísa Ramos, distribuído pelo Ministério da Educação (MEC). Sabe-se que o caso teve grande repercussão: jornalistas, escritores e estudiosos produziram textos apresentando/discutindo o assunto, o que gerou uma polêmica entre aqueles que defendiam as ideias presentes na obra (distinção entre língua oral e escrita, consideração das variedades linguísticas) e os que a consideravam um incentivo ao "falar e escrever errado". Para analisar o embate, reuniu-se um corpus constituído de textos de diferentes gêneros de discurso, que circularam nas grandes mídias no período de maio a julho de 2011. As categorias de análise mobilizadas provêm dos estudos do discurso, em especial do quadro teórico-metodológico com o qual trabalha o analista de discurso D. Maingueneau. Resultados apontam que a relação polêmica se mostra em diferentes lugares dos textos analisados.Resumo em Inglês:
The aim of this article is to analyze how the great media published the event related to the didactic book "Por uma vida Melhor", from Heloísa Ramos, acquired and distributed by the State Department of Education. The incident had great repercussion: journalists, writers and scholars discussed the subject, a discussion that provoked a controversy between those who defended the ideas presented on the book (distinction between oral language and written language, the linguistic variations) and those who considered it as an encouragement to "bad language performances". In order to analyze the confrontation, some data was gathered, composed by texts produced in different discourse genres that circulated in great media in the period from May 2011 to July 2011. The theoretical- methodological framework of French discourse conducts the analysis, mainly that one developed by D. Maingueneau. Results indicate that the polemical relationship appears in different dimensions of the analyzed texts.Resumo em Português:
O presente trabalho aborda materiais diversos com orientações sobre como as pessoas podem ter um estilo de vida mais saudável. Uma reflexão preliminar sobre esses materiais permite apontar como colocam em evidência uma característica bastante proeminente das sociedades modernas, especialmente as ocidentais: a necessidade de cuidar do corpo social. Permite, igualmente, identificar alguns sintagmas cujo funcionamento parece ser tipicamente formulaico (Krieg-Planque, 2010, 2011), o que seria um forte indício de que ser saudável e ter uma longa vida, no mundo ocidental contemporâneo, está relacionado com um funcionamento discursivo bastante complexo.Resumo em Inglês:
This work takes into account several materials that contain orientation on how people can live a healthier lifestyle. A preliminary reflection were made with the objective of pointing out how these materials emphasize a rather prominent attribute of modern societies, specially the Western ones: the need to take care of the social body. Moreover, this reflection allowed identifying some syntagms whose functioning seems to be typically formulaic (Krieg-Planque, 2010, 2011), what could be a strong evidence that being healthy and having a long lifetime, at least in the contemporary Western world, is related to a highly complex discursive function.Resumo em Português:
O objetivo deste artigo é abordar a questão da circulação de tiras cômicas em suportes diversos. Observando que esses textos, primeiramente publicados em jornais, estão presentes, também, em outros suportes textuais, defende-se, ao analisar sua publicação em coletâneas, que tal fato implica um certo impacto no modo como se percebe a instância autoral. Valendo-se do conceito de autoria, argumenta-se que uma coletânea de tiras representa uma possibilidade de entrada no mundo das Letras ao autor de tiras, fazendo com que a ele sejam atribuídos papéis e funções nas diversas dimensões autorais. Abordando, ainda, o uso de tiras cômicas com personagens infantis (ou de seus personagens) em uma rede social da Internet, argumenta-se que o funcionamento do estereótipo da criança incompleta nesse suporte textual sugere uma aproximação com o regime de enunciação aforizante, dado o uso peculiar que se faz desses personagens em tal rede social.Resumo em Inglês:
The goal of this paper is approach the matter of comic strips circulation in several medias. Observing that these texts, first published in newspapers, are also present in other textual media, we defend, analyzing their publication in compilations, that this fact implies a certain impact on how one perceives the authorial instance . Using the notion of authorship, we argue that a compilation of strips represents, to the comic strips author, a possibility of entering the world of Literature, causing him to be assigned roles and functions in different authorship dimensions. Approaching also the use of comic strips with childish characters (or their characters) in a social networking website, we argue that the functioning of the stereotype "incomplete child" in this textual support suggests an approximation with the regime of aphorizing enunciation, given the particular use that is made of these characters in this social network.Resumo em Português:
Este trabalho analisa enunciados recolhidos em um caderno sobre comida do jornal O Estado de S. Paulo, cujas características mais notórias são a intertextualidade e a suposição de que fazem parte da memória de determinada comunidade, a saber, a dos homens que cozinham. O tom bem humorado, por um lado, e as alusões culturais diversificadas constroem uma representação do masculino que, por um lado, parece mover-se para um espaço feminino, mas que mantém tal divisão, por meio da diferença entre cozinha e culinária, que representam respectivamente diversão e trabalho.Resumo em Inglês:
In this work we analyze utterances collected from the food section in the newspaper O Estado de São Paulo. Such utterances are marked by intertextuality and the assumption that they are part of the collective memory of men who cook. Their good humored nature, on the one hand, and assorted cultural references, on the other, create a representation of the masculine that both seems to move toward the territory of the feminine but also preserves the disjunction by distinguishing cooking from culinary, i.e., fun from work.