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DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 40, Número: 2, Publicado: 2024
  • Um dispositivo de intervenção com professores de Centros de Estudos de Línguas (CEL): o trabalho de ensino do francês em debate Artigos

    Silva, Emily Caroline da; Lousada, Eliane Gouvêa

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo objetiva descrever o dispositivo de intervenção formativa baseado na análise das práticas realizado com um grupo de professores de francês de Centros de Estudos de Línguas (CEL) da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (Silva, 2023) e apontar, através de uma análise linguístico-discursiva (Bulea & Bronckart, 2012), de que maneira a intervenção pode proporcionar uma dinâmica de interpretação da atividade (Bronckart, 2008b). A pesquisa qualitativa realizada a partir dessa intervenção se fundamenta no paradigma interacionista social (Vygotski, 1934/1997), nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2017) e na Clínica da Atividade (Clot, 1999). O corpus analisado se constitui das transcrições de entrevistas em aloconfrontação (Mollo & Falzon, 2004; Leblanc, 2014) e autoconfrontação cruzada (Clot & Faïta, 2000). As análises discutidas neste trabalho demonstram de que maneira o conflito do métier de professor de francês como língua estrangeira se configura discursivamente e corrobora a ideia de que o debate interpretativo sobre o trabalho pode possibilitar a transformação das significações das experiências vividas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to describe an intervention device based on the analysis of practices carried out with a group of French teachers from the Centro de Estudos de Línguas - CEL (Language Study Centers), which is part of the public school system in the State of São Paulo. Through a linguistic-discursive analysis (Bulea & Bronckart, 2012), it points out how the intervention can provide a dynamic interpretation of the activity (Bronckart, 2008b). The study is based on the social interactionist paradigm (Vygotski, 1934/1997), in the theoretical-methodological framework of Sociodiscursive Interactionism (Bronckart, 2017) and in the Clinic of Activity (Clot, 1999). The corpus comprises transcripts of allo-confrontation interviews (Mollo & Falzon, 2004; Leblanc, 2014) and crossed self-confrontation interviews (Clot & Faïta, 2000). The analyses presented here demonstrate how the conflict of the métier is configured discursively and corroborate the idea that the interpretive debate on teaching is likely to enable the transformation of the meanings of lived experiences.
  • Proxêmica Tensiva no Processo de Identificação do Sujeito Surdo por meio da Análise de Poema em Visual Vernacular Artigos

    Barbosa, Suelismar Mariano Florêncio; Milani, Sebastião Elias

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste trabalho, tomamos como objeto a estrutura tensiva dos discursos manifestados em Língua Brasileira de Sinais. Objetivamos demonstrar como o processo de identificação dos sujeitos Surdos é discursivizado e textualizado no vídeo-poema V&V de Fernanda Machado (2017). Com base em Greimas (1973), Floch (1985) e Zilberberg (2011), analisamos plano de conteúdo e do plano de expressão do poema, com vistas a depreender categorias abstratas que predicam percursos narrativos, temáticos, figurativos, no plano de conteúdo, além de figuras da expressão, que, homologados entre si, estabelecem estruturas semissimbólicas de ordem tensiva em ambos os planos da linguagem. Os resultados permitem assumir o que temos denominado, a partir da terminologia emprestada de Hall (1977), como proxêmica tensiva do processo de identificação do sujeito Surdo que consiste, pelo plano de expressão, em um percurso que parte do reconhecimento público, depois social, pessoal e, por fim, íntimo entre os sujeitos-atuantes Surdos, o que, no plano de conteúdo, compatibiliza-se com a categoria aderência vs. inerência a uma identidade Surda.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this study, we take as our object the tense structure of discourses expressed in Brazilian Sign Language. We aim to demonstrate how the process of identification of deaf subjects is discursivized and textualized in the video-poem V&V by Fernanda Machado (2017). Based on Greimas (1973), Floch (1985), and Zilberberg (2011), we analyzed the content plane and the expression plane of the poem, with a view to deducing abstract categories that predicate narrative, thematic and figurative paths on the content plane, as well as figures of expression which, when homologated with each other, establish semisymbolic structures of a tensive order on both planes of language. The results allow us to assume what we have called, based on terminology borrowed from Hall (1977), the tensive proxemics of the deaf subject’s identification process. On the level of expression, such tensive proxemics consists of a path that starts with public recognition and moves on to social, personal and, finally, intimate recognition between the deaf subject-actants. On the level of content, such recognition is compatible with the category of adherence vs. inherence to a deaf identity.
  • A reformulação do discurso em contexto pedagógico: análise de um corpus oral de interações entre professor e alunos na aula de Português Artigos

    Barbeiro, Célia; Almeida, Carla

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente texto tem como objetivo analisar a reformulação enquanto estratégia discursiva no contexto específico de ensino-aprendizagem do Português, à luz do modelo da Sociolinguística Interacional. Pretende-se contribuir para o conhecimento das interações verbais que aí se desencadeiam. Adotando a perspetiva daquele modelo teórico, analisa-se o mecanismo conversacional de reformulação, em contexto pedagógico, na coconstrução da aprendizagem do Português Europeu, em duas turmas do 5.º ano de escolaridade, num total de quarenta e quatro alunos. Os resultados do estudo revelam que a reformulação ocorre com muita frequência na fase de desenvolvimento da aula e faz parte das rotinas verbais dos participantes - professor e alunos - na sala de aula, constituindo uma estratégia de envolvimento conversacional, fundamental para toda a compreensão linguística nas interações pedagógicas. Nas aulas, a reformulação visa reparar problemas comunicativos, como erros ou mal-entendidos, e melhorar a compreensão do sentido dos textos para uma efetiva aprendizagem da língua portuguesa enquanto língua materna.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this study is to analyse reformulation as a discursive strategy in the specific context of teaching and learning Portuguese, to contribute to the extant knowledge of the verbal interactions that take place in the classroom. To this end, we used the interactional sociolinguistics framework to analyse the conversational mechanism of reformulation, in a pedagogical context. More specifically, we look at the co-construction of the learning and teaching of European Portuguese, in two 5th grade classes, which total 44 students. Results show that reformulation occurs very frequently in the development phase of the lesson and is part of the verbal routines of the participants − teacher and students −, constituting a strategy of conversational involvement, which is fundamental for all linguistic understanding in pedagogical interactions. In class, reformulation aims to repair communicative problems, such as errors or misunderstandings, and to improve understanding of the meaning of texts for the effective learning of Portuguese as a mother tongue.
  • Tecnobiografias de professores de línguas pré-serviço: compreendendo práticas digitais Articles

    Almeida, Patricia Vasconcelos

    Resumo em Português:

    RESUMO A tecnologia digital (TD) está presente em muitos campos da sociedade do século XXI, incluindo a educação. Contudo, ainda existem poucos trabalhos que tratam da história de vida dos professores de línguas em relação à tecnologia - as suas tecnobiografias. Foi realizado um estudo de caso com professores de línguas pré-serviço, analisando como eles escolhem ferramentas digitais para aprender uma língua estrangeira e as suas impressões sobre o que está disponível online para tal finalidade - suas práticas digitais. Um dos objetivos deste artigo é expandir a literatura disponível no campo da tecnologia educacional, centrando-se nas experiências desses professores com a TD. A investigação qualitativa na área de CALL utilizou as tecnobiografias como dados. A análise mostra que os participantes se preocuparam com questões que envolvem o conteúdo do site ou do app selecionado para a aprendizagem da língua escolhida. As características de acesso e os testes de nivelamento disponíveis também foram mencionados. Os resultados sugerem que a compreensão das práticas digitais e experiências de aprendizagem online podem vir a beneficiar a construção de um currículo de formação significativo, que vise ao desenvolvimento profissional e práticas futuras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Digital technology is present in many areas of 21st century society, including education. However, not enough attention has been paid to pre-service language teachers’ life history in relation to technology - their technobiographies. To identify these digital practices, a case study was carried out with pre-service language teachers, analyzing how they choose digital tools to learn a foreign language and their impressions about what is available online. The aim of this study is to add to the available literature in the field of Educational Technology, concentrating on pre-service language teachers’ experiences with digital technology. As a qualitative piece of research on Computer Assisted Language Learning, this study used technobiographies as data. The analysis shows that participants were concerned about the contents of the selected website or the app to learn the chosen language. Access features and available placement tests were also investigated. The findings suggest that understanding digital practices and online learning experiences could benefit the construction of a meaningful training curriculum aimed at professional development and future practice.
  • Linguagem e educação: as barreiras da linguagem para a dialetização do pensamento Artigos

    Schlesener, Anita Helena

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo retoma alguns aspectos de escritos críticos: a pergunta sobre a linguagem e seu significado político e pedagógico como limite de acesso ao conhecimento. Para isso, parte da experiência docente pela qual constata na prática que o ponto de vista de classe define o modo de abordagem metodológica e os limites de apreensão da teoria e de interpretação da realidade. Parte, ainda, do pressuposto que a abordagem crítica subentende a ruptura com o pensamento metafísico e idealista para afirmar a importância de outra concepção de história e de política inferindo que tudo é imanente e histórico, assim como tudo é político na constituição da sociedade moderna. Além do mais, acentua a dimensão política da linguagem como instrumento de consolidação da hegemonia burguesa. Por fim, aborda a lógica formal e a dialética materialista e seus desdobramentos na educação. Explicitar as diferenças entre as lógicas formal e dialética permite elucidar as dificuldades de uma prática educacional no ensino superior.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper reviews some aspects of critical writings, such as the question related to language and its political and pedagogical meanings as barriers to access to knowledge. It departs from the teaching experience, as such experience shows us that, in practice, class perspectives define the methodological approach to be used as well as the limits to which the teacher grasps theory and interprets reality. The premise of the study is that the use of a critical approach implies breaking with metaphysical and idealist thinking, as such use recognizes the importance of a different conception of history and politics, which sees everything as immanent and historical, just as everything is political in the constitution of modern society. This study also emphasizes the political dimension of language as an instrument for consolidating bourgeois hegemony. Finally, it addresses formal logic and materialist dialectics and their implications for education. Explaining the differences between formal and dialectical logic allows us to elucidate the difficulties of an educational practice in higher education.
  • Oliveira. Luciana C. de. Supporting Multilingual Learners’ Academic Language Development: A Language-Based Approach to Content Instruction. New York: Routledge, 2023. Resenha

    Passoni, Taisa Pinetti; Kadri, Michele Salles El

    Resumo em Português:

    RESUMO Nessa resenha apresentamos e discutimos a obra Supporting Multilingual Learners’ Academic Language Development: A Language-Based Approach to Content Instruction, de Luciana C. de Oliveira, publicada em 2023 pela Routledge. O livro apresenta uma abordagem inovadora direcionada a profissionais que atuam na Educação Básica lecionando a estudantes multilíngues (EMs), o Language-Based Approach to Content Instruction (LACI) ou o Ensino de Conteúdo por Meio da Língua (ECML), o qual caracteriza-se tanto como um referencial para subsidiar o planejamento de aulas, quanto um modelo para formação de professores que integra língua e conteúdo. A proposta da autora visa a contemplar a crescente presença de EMs em todo o mundo, com especial ênfase na realidade dos EUA e sua imigração. Apesar de ser originária de um contexto que pode ser considerado bastante distinto do brasileiro, o LACI/ECML apresenta subsídios relacionados às metodologias e às especificidades da linguagem disciplinar de cada área, que podem ser adaptadas às escolas e à formação de professores no Brasil para a educação bi/multilíngue, área em recente ascensão no país que carece de orientações teórico-práticas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this review, we present and discuss the book “Supporting Multilingual Learners’ Academic Language Development: A Language-Based Approach to Content Instruction” by Luciana C. de Oliveira, published in 2023 by Routledge. The publication introduces an innovative approach aimed at professionals working in primary and secondary education who teach multilingual students (MLs), known as the Language-Based Approach to Content Instruction (LACI). This approach serves both as a framework to support lesson planning and as a model for teacher education that integrates language and content. The author’s proposal addresses the growing presence of MLs worldwide, with a particular emphasis on the context of the United States and its immigration features. Despite originating from a context that may be considered quite different from Brazil, LACI provides resources related to the methodologies and the specificities of disciplinary language which can be adapted to Brazilian schools and teacher education programs for bi/multilingual education - an emerging field in the country that lacks theoretical and practical guidelines.
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