Acessibilidade / Reportar erro

Terreiros sob ataque? A governança criminal em nome de Deus e as disputas do domínio armado no Rio de Janeiro1 1 O material de pesquisa foi construído coletivamente e contou com a colaboração de Vinícius Cruz Pinto (PPGA/UFF), Andréia Soares Pinto (PPGA/UFF), Dandara Augusto dos Santos (PPGA/UFF), Maria Dolores de Lima e Silva (PPGJS/UFF), Mariana Maiara Soares Silva (PPGA/UFF), Mauricio Dantas de Almeida (DSP/UFF) e Zeca Borges (Disque Denúncia), com quem temos dialogado na análise da relação entre a expansão da violência dirigida ao povo de santo e as disputas territoriais entre tráfico e milícias na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ).

RESUMO

Analisamos as violências cometidas por grupos armados contra religiosos de matriz africana na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ). A partir de um levantamento realizado na mídia, percebeu-se que, em menos de 15 anos, esses conflitos deixaram de ser um problema das relações de proximidade e passaram a envolver confrontos pela hegemonia armada sobre espaços populares, controlados por traficantes e/ou milicianos, que se apresentam como membros de igrejas pentecostais. Evidencia-se que a governança criminal operada pelos “traficrentes” e “milicrentes” misturam imperativos comerciais, teológicos e doutrinários com um projeto político de nação que impacta diretamente os modos de vida das populações, em especial os afrorreligiosos.

Palavras-chave:
domínio armado; governo autônomo criminoso; violência religiosa; perfil evangélico-pentecostal; afrorreligiosos

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo de São Francisco de Paula, 1, Sala 109, Cep: 20051-070, Rio de Janeiro - RJ / Brasil , (+55) (21) 3559.1926 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: coordenacao.dilemas@gmail.com