Acessibilidade / Reportar erro

Sono e funções executivas em idosos: revisão sistemática

RESUMO

Introdução:

Um aumento recente de estudos sugere um papel das mudanças do sono relacionadas ao envelhecimento nas funções executivas (FE). Entretanto, essa relação ainda não é clara e resultados mistos têm emergido.

Objetivo:

Investigar como as mudanças do sono relacionadas à idade podem desempenhar um papel importante na medida em que idosos saudáveis apresentam um declínio nas FE.

Métodos:

Uma estratégia de revisão sistemática foi empregada para identificar a literatura disponível sobre mudanças no sono relacionadas ao envelhecimento e FE.

Resultados:

Dos 465 estudos identificados, 26 foram incluídos. Os resultados sugerem que múltiplos parâmetros do sono diferem na forma como beneficiam ou comprometem as FE. Parâmetros como maiores despertares após o início do sono e baixa eficiência do sono, além da fragmentação circadiana do sono, mostraram resultados mais consistentes e potencialmente se correlacionaram com a piora nas medidas de FE. Contudo, outros resultados parecem inconclusivos.

Conclusão:

Esses achados foram discutidos baseadamente no modelo de vulnerabilidade pré-frontal, no qual o sono tem sido apontado como um fator benéfico para o funcionamento do córtex pré-frontal e, consequentemente, para as FE que têm como substrato principal essa área cerebral e regiões relacionadas.

Palavras-chave:
funções executivas; sono; idoso; córtex pré-frontal

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br