Acessibilidade / Reportar erro

Reconstrução computadorizada tridimensional do complexo prosencefálico basal humano

Resumo

O complexo prosencefálico basal (CPB) é uma estrutura complicada, apesar de pequena. É difícil estudar sua organização e função por métodos convencionais, especialmente em humanos. Ao combinar novos métodos de investigação, apresentamos uma abordagem completa deste complexo, com objetivo de auxiliar a compreensão de sua função em cérebros controles e acometidos por doenças.

Métodos:

Os CPBs direito e esquerdo de um homem de 29 anos de idade foram reconstruídos tridimensionalmente com uso de um software potente, à partir de secções histológicas horizontais de 440 mm de espessura.

Resultados:

Os núcleos reconstruídos no presente caso são: Ch2, Ch3, Ch4am-al, Ch4i, Ch4p, e os subnúcleos juxtacommissural, Ayala medial (ou subpalidal) e lateral (periputaminal). Essas estruturas se arranjam em forma de arco, praticamente acompanhando a comissura anterior. O volume bilateral de todas as estruturas é de 99.06 mm³, sendo que o lado esquerdo responde por 48.05 mm³. Alguns dos subnúcleos exibem índices de assimetria variando de 28.3 a 12.9%. O volume do subnúcleo de Ayala lateral ou periputaminal é 9.7% maior à direita.

Conclusão:

O método apresentado tem grande potencial de ser bastante eficiente e reprodutível para estudos de correlação morfofuncional relacionadas a características cognitivas complexas.

Palavras-chave:
humano; adulto; modelos/estruturas; substância innominata; núcleo basal de Meynert; análise quantitativa; neurônios; citologia.

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br