Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DE VON RESTORFF NA VERSÃO BRASILEIRA DO TESTE DE APRENDIZAGEM AUDITIVO-VERBAL DE REY EM IDOSOS

RESUMO.

Efeito de von Restorff (efeito de isolamento) refere-se ao estímulo que é mais facilmente lembrado em relação a outros em tarefas de memória. Tal efeito foi demonstrado em diferentes faixas etárias com diferentes metodologias.

Objetivo:

Investigar: a) presença do efeito de isolamento numa população idosa avaliada com a nova versão brasileira do Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT), em que uma palavra com potencial carga emocional (‘mãe’) foi introduzida; b) se o efeito de isolamento persiste em distúrbios de memória de diferentes gravidades (Comprometimento Cognitivo Leve [MCI]; Demência de Alzheimer [AD]).

Métodos:

RAVLT foi aplicado em 287 voluntários. Indivíduos participaram de avaliações médica e neuropsicológica e foram posteriormente agrupados em controles normais (n=114), MCI (n=87) e DA (n=86). Análises de variância e testes de Chi-quadrado foram realizados. Análises post-hoc foram conduzidas para avaliar diferenças de características entre os grupos.

Resultados:

Observaram-se efeitos significativos de grupo na curva de aprendizagem. Todos os grupos apresentaram curva de posição serial em formato W - invés do clássico formato em U.

Conclusão:

A nova versão brasileira do RAVLT evidenciou um efeito de von Restorff. Tal fenômeno foi visto não apenas em idosos, mas também em pacientes com MCI e AD, fornecendo medidas psicométricas adicionais para análises de diferenças intergrupais.

Palavras-chave:
memória; aprendizagem verbal; testes neuropsicológica

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br