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Dados normativos para a Bateria Breve de Rastreio Cognitivo: normas segundo idade e escolaridade

RESUMO

Introdução:

O diagnóstico de transtornos neurocognitivos é desafiador na presença de baixa escolaridade.

Objetivo:

Relatar dados normativos para a Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC) e avaliar a associação da idade e da escolaridade com o desempenho na BBRC, em 240 idosos residentes na comunidade em Ermelino Matarazzo, município de São Paulo.

Métodos:

Os critérios de inclusão foram pontuação acima de pontos de corte ajustados para escolaridade no Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e abaixo de seis pontos na Escala de Depressão Geriátrica (EDG) .

Resultados:

A idade esteve associada aos subtestes Nomeação, Memória Incidental, Fluência Verbal, Teste do Desenho do Relógio, Memória Tardia e Reconhecimento. A escolaridade associou-se à Nomeação e Reconhecimento, Fluência Verbal e Teste do Desenho do Relógio.

Conclusão:

As normas reportadas são relevantes para o diagnóstico de transtornos neurocognitivos em idosos com baixa escolaridade.

Palavras-chave:
idoso; cognição; bateria neuropsiquiátrica; dados sociodemográficos; dados normativos

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