Acessibilidade / Reportar erro

Adaptação transcultural do Functional Activities Questionnaire - FAQ para uso no Brasil

Resumo

Objetivo:

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da primeira fase da adaptação transcultural do Questionário de Atividades Funcionais (FAQ).

Métodos:

O instrumento foi submetido à tradução e retro tradução, e a confiabilidade teste-reteste de uma versão de proposta para uso no Brasil foi analisada.

Resultados:

Dos 548 que responderam ao questionário, uma amostra de conveniência de 68 informantes foi selecionada para o reteste. A consistência interna e confiabilidade teste-reteste foram medidas pelo alfa de Cronbach (0,95), a correlação intra-classe (0,97). Os achados mostram que o FAQ é breve - uma média de sete minutos, de fácil compreensão e teve boa confiabilidade intra-observador no teste-reteste.

Conclusão:

Nossos resultados sugerem que esta versão adaptada do FAQ é um instrumento confiável e estável, e pode ser útil na avaliação de funcionalidade de idosos brasileiros; não obstante, ele deve ser submetido a uma análise mais aprofundada com o objectivo de alcançar a equivalência funcional.

Palavras-chave:
adaptação transcultural; relato do informante; incapacidade; envelhecimento.

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br