Acessibilidade / Reportar erro

DETECÇÃO DE COMPROMETIMENTO COGNITIVO DE ACORDO COM A ESCALA MONTREAL COGNITIVE ASSESSMENT EM PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON IDIOPÁTICA COM COGNIÇÃO NORMAL DE ACORDO COM O ESCORE NO MINIEXAME DO ESTADO MENTAL

RESUMO:

Vários testes de triagem foram utilizados para avaliação cognitiva na doença de Parkinson (DP).

Objetivo:

Avaliar a utilidade da Avaliação Cognitiva de Montreal (MoCA) em pacientes com doença de Parkinson sem queixa de comprometimento cognitivo.

Métodos:

Um total de 40 pacientes com TP sem queixas de problemas cognitivos foram admitidos e com o Estado de Exame do Estado Mental Mini (MEEM) foram selecionados e receberam o MoCA.

Resultados:

80% apresentaram dados de Comprometimento Cognitivo Leve (ICM) segundo o MoCA, sendo as funções visoespaciais, atenção e memória atrasada aquelas que apresentaram diferenças estatisticamente significantes entre os grupos MoCA normal e anormal.

Conclusão:

Este estudo sugere que o MoCA pode ser um bom teste de triagem em pacientes com DP que não apresentam queixas cognitivas.

Palavras-chave:
doença de Parkinson; comprometimento cognitivo leve; comprometimento cognitivo; Montreal Cognitive Assessment

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br