Acessibilidade / Reportar erro

Reabilitação da linguagem nas afasias expressivas: uma revisão da literatura

RESUMO

Objetivo:

Revisar as características metodológicas dos estudos sobre a reabilitação da afasia expressiva, descrevendo as técnicas de reabilitação utilizadas.

Métodos:

Foram pesquisados artigos nas bases de dados Medline, Science Direct e PubMed (Janeiro de 1999 a Dezembro de 2011), utilizando as palavras-chave Expressive / Broca / Nonfluent Aphasia, combinado com Language or Speech Rehabilitation / Therapy / Intervention.

Resultados:

Foram encontrados 56 artigos descrevendo técnicas de reabilitação, incluindo 22 com foco no processamento lexical, 18 na estimulação da sintaxe, sete com objetivo de desenvolver a fala e nove com múltiplos focos.

Conclusão:

Há variedade de técnicas e abordagens teóricas, destacando a heterogeneidade da investigação nesta área, que pode justificar-se pela singularidade dos déficits linguísticos dos pacientes, tornando-se difícil a generalização. Existe também necessidade de combinar as medidas formais de testes com medidas de habilidades pragmáticas e sociais da comunicação, para determinar o efeito da reabilitação na vida diária do paciente.

Palavras-chave:
reabilitação; transtornos da linguagem; revisão; afasia

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br