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Influência da idade e da escolaridade no Teste Comportamental de Memória Rivermead (RBMT) em idosos saudáveis

A memória é um domínio cognitivo amplamente avaliado no contexto neuropsiquiátrico. Instrumentos de avaliação adequados com normas por idade e escolaridade são necessárias para interpretação correta dos resultados.

Objetivo

: Apresentar dados normativos para idosos estratificados por idade e escolaridade para o Teste de Comportamental de Memória Rivermead (RBMT). O efeito da idade e da escolaridade também foi analisado.

Métodos

: Estudo transversal com uma amostra de 233 idosos saudáveis, provenientes de um grupo de terceira idade do Município de Porto alegre, com média de idade de 70 anos (7,9 DP) e 10,7 (4,8 DP) anos de escolaridade. O RBMT é considerado um teste ecológico de memória, pois inclui tarefas semelhantes a situações cotidianas. A amostra foi dividida em idosos entre 60-69 anos, 70-79 anos e acima de 80 anos. A escolaridade foi dividida entre idosos abaixo de 8 anos e maior ou igual a 8 anos de estudo. Foram utilizados os testes Qui-Quadrado de Pearson e teste de correlação de Spearman.

Resultados

: Os idosos com baixa escolaridade apresentaram pior desempenho em todas as tarefas, exceto no reconhecimento de figuras, envelope, pertence e na orientação. Idosos mais velhos tiveram desempenho inferior no escore total do RBMT e nas tarefas de reconhecimento de faces, no caminho imediato e recente, no recado e pertence (p ≤ 0,005).

Conclusão

: A escolaridade e a idade influenciam significativamente nos escores do RBMT e as normas para este teste devem ser estratificadas de acordo com estes fatores.

memória; envelhecimento; escolaridade; testes neuropsicológicos


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