Acessibilidade / Reportar erro

Uma revisão sistemática da eficácia clínica e segurança das terapias baseadas em células na doença de Alzheimer

RESUMO

Atualmente, não há terapia modificadora da doença para a doença de Alzheimer (DA), que é a causa mais prevalente de demência.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo estimar a eficácia e segurança dos tratamentos baseados em células na DA.

Métodos:

Observando os métodos do JBI e a declaração PRISMA, uma busca sistemática foi realizada nas bases de dados PubMed, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online — Medline (via Ovid), Embase, Cochrane e CINAHL (via EBSCO) até junho de 2023. Foram incluídos os estudos clínicos relevantes nos quais terapias baseadas em células foram utilizadas para gerenciar a DA. O risco de viés foi avaliado utilizando os checklists do JBI, com base nos desenhos dos estudos.

Resultados:

Dos 1.014 registros examinados, foi incluído um total de cinco estudos com 70 indivíduos (incluindo 59 pacientes que receberam células-tronco e 11 controles de placebo). Em todos esses estudos, apesar da discrepância na origem das células-tronco, densidade celular e local de transplante, os objetivos de segurança foram alcançados. A injeção intracerebroventricular de ADSVF e UC-MSCs, a injeção intravenosa de Lomecel-B e a injeção bilateral dos hipocampos e precuneus direito de UC-MSCs não estão relacionadas a quaisquer preocupações significativas de segurança, de acordo com os cinco estudos incluídos. Os estudos também revelaram melhorias nos biomarcadores e resultados clínicos como um desfecho secundário. Três estudos não tinham grupos de controle e há preocupações quanto à semelhança dos grupos em outros. Além disso, há um risco considerável de viés em relação às escalas de avaliação de desfechos.

Conclusão:

As terapias baseadas em células são bem toleradas por pacientes com DA, o que enfatiza a necessidade de mais estudos randomizados cuidadosamente planejados para alcançar recomendações clínicas baseadas em evidências.

Palavras-chave:
Doença de Alzheimer; Transplante de Células; Transplante de Células-Tronco; Revisão Sistemática

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br