Acessibilidade / Reportar erro

Associações entre desempenho em triagem cognitiva e sintomas motores na doença de Parkinson: uma revisão sistemática e meta-análise

RESUMO

Embora os sintomas mais proeminentes da doença de Parkinson (DP) sejam aqueles que afetam o movimento, a disfunção cognitiva é prevalente e muitas vezes se apresenta no início do processo da doença. Indivíduos com sintomas cognitivos de DP frequentemente realizam triagem cognitiva, tornando importante identificar os fatores associados ao desempenho da triagem cognitiva para garantir a detecção rápida e precisa de deficiências cognitivas.

Objetivo:

Apesar de um conjunto de pesquisas examinar as relações entre sintomas motores e disfunção cognitiva na DP, nenhum trabalho anterior realizou uma revisão sistemática da magnitude da relação entre sintomas motores e desempenho na triagem cognitiva na DP.

Métodos:

O presente estudo foi uma revisão sistemática e meta-análise da relação entre o desempenho da triagem cognitiva, avaliada pela Avaliação Cognitiva de Montreal (Montreal Cognitive Assessment – MoCA), e os sintomas motores da DP. Após triagem sistemática, 20 estudos foram incluídos e foram realizadas meta-regressões utilizando modelos de efeitos mistos.

Resultados:

Os sintomas motores nos estudos incluídos foram relativamente leves, mas as pontuações médias do MoCA estavam no ponto de corte estabelecido para o risco de demência na DP. A duração média da doença foi de 5 anos. Consistente com as hipóteses, sintomas motores mais graves foram associados a pontuações mais baixas no MoCA, r=-0,22 (IC95% -0,29 to -0,16), p<0,001), indicando pior funcionamento cognitivo.

Conclusão:

Os resultados indicam uma correlação negativa significativa entre o desempenho no MoCA e os sintomas motores da DP. As pontuações médias do MoCA capturaram o comprometimento cognitivo em estágio inicial da doença, quando os sintomas motores permaneceram relativamente leves. O rastreio em série do comprometimento cognitivo que começa no início do curso da doença pode ser benéfico para garantir que a disfunção cognitiva seja detectada à medida que surge.

Palavras-chave:
Doença de Parkinson; Testes de Estado Mental e Demência; Transtornos dos Movimentos

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br