Acessibilidade / Reportar erro

O EFEITO DA INTENCIONALIDADE NA AVALIAÇÃO DA MEMÓRIA VERBAL AO LONGO DE DIAS

RESUMO

Introdução:

A intencionalidade de lembrar associa-se a melhores desempenhos na recuperação da memória episódica. O efeito da prática também apresenta melhores desempenhos na recuperação da memória. Entretanto, pouco se sabe sobre a intencionalidade na memória ao longo dos dias sob influência da idade, sexo e escolaridade, assim como sob efeito da prática.

Objetivos:

Verificar o efeito da intencionalidade e de testes no desempenho da memória ao longo dos dias, utilizando abordagem ecológica.

Métodos:

Foram avaliados 120 sujeitos (idade 18-81 anos) e a ausência de distúrbios psiquiátricos e neurológicos. Eles foram randomizados para o “grupo de efeito de testes” ou para o “grupo de intencionalidade” e expostos ao texto da Copa do Mundo de Futebol. O “grupo de intencionalidade” foi instruído a prestar muita atenção ao texto, pois seria aplicado um questionário com 10 itens factuais do texto 2 e 7 dias depois. O “grupo de efeito de testes” realizou o mesmo procedimento no mesmo tempo que o primeiro grupo, mas não foi instruído em relação à intencionalidade e responderam ao questionário imediatamente após a leitura do texto.

Resultados:

O desempenho da memória foi melhor 2 dias após a exposição do que 7 dias depois no “grupo de intencionalidade”. Por outro lado, não houve diferença no desempenho de memória no “grupo de efeito de testes” 2 e 7 dias depois.

Conclusões:

A intenção de recordar pode melhorar a memória por um curto período de dias. Enquanto o efeito de teste pode reter ao longo de dias quantidade similar de informação que foi adquirida imediatamente após a exposição do texto.

Palavras-chave:
envelhecimento; memória episódica; intenção; aprendizagem; cognição

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br