Acessibilidade / Reportar erro

MEMÓRIA PARA INFORMAÇÕES EMOCIONAIS E ALEXITIMIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

RESUMO.

A alexitimia é um déficit no reconhecimento, expressão e regulação das emoções, que possui as seguintes características: dificuldade em identificar sentimentos, dificuldade em descrever sentimentos, dificuldade em distinguir sentimentos e sensações corporais, processos de imaginação dificultados e estilo de cognição externamente orientado. Este traço de personalidade está associado a muitos transtornos psiquiátricos e psicossomáticos, bem como a comportamentos de risco aumentados.

Objetivo:

Investigar se este traço também está associado a redução de memória para informações emocionais.

Métodos:

Artigos que investigam os possíveis danos causados ​​pela alexitimia na memória implícita e explícita para informações emocionais foram revisados.

Resultados:

Embora os estudos sobre memória implícita tenham apresentado resultados divergentes, a maioria dos estudos sobre memória explícita sugeriu déficits na retenção de informação emocional em indivíduos com altos índices de alexitimia.

Conclusion:

Os dados revisados ​​sugerem que o aumento típico na memória episódica para informações emocionais é reduzido em indivíduos com alta alexitimia.

Palavras-chave:
alexitimia; emoção; memória; recordação; priming

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br