Acessibilidade / Reportar erro

Diagnóstico de demência e disfunção cognitiva em idosos na atenção primária à saúde: uma revisão sistemática

RESUMO.

Demência é uma questão de saúde pública logo, rastrear e diagnosticar demência e suas fases prodrômicas em todos os níveis de atenção à saúde é imperativo.

Objetivo:

uilizando o PRISMA, esta revisão sistemática verificou como os países de baixa, média e alta renda realizam o diagnóstico de demência e disfunção cognitiva na atenção primária.

Métodos:

estudos dos últimos cinco anos, em inglês, português e espanhol foram obtidos no Scopus, PubMed, Embase, Lilacs, Scielo, e Web of Science. De 1987 artigos, 33 foram selecionados para a análise.

Resultados:

três artigos eram de países de média renda e nenhum de baixa renda. O Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) foi o instrumento mais utilizado. Os diagnósticos de Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) e demência foram baseados em recomendações de especialistas e no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM)/Classificação Internacional de Doenças (CID-10), respectivamente.

Conclusão:

houve diferenças para estes critérios entre países de alta e média renda.

Palavras-chave:
diagnóstico; demência; disfunção cognitiva; atenção primária à saúde

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br