Acessibilidade / Reportar erro

A associação entre sono e doença de Alzheimer: uma revisão sistemática

RESUMO

Acredita-se que 45% dos indivíduos com comprometimento cognitivo experimentem distúrbios do sono antes do início dos sintomas cognitivos. Avaliar problemas de sono e melhorar a qualidade do sono são passos críticos iniciais para reduzir o risco de comprometimento cognitivo.

Objetivo:

Revisar a literatura existente com base em critérios de elegibilidade predefinidos para entender a conexão entre distúrbios do sono e a Doença de Alzheimer.

Métodos:

Uma avaliação completa e sistemática de vários estudos foi realizada para avaliar um ou mais dos seguintes fatores epidemiológicos: (1) distúrbios do sono, (2) comprometimento cognitivo e (3) estimativas de risco de comprometimento cognitivo decorrente do sono.

Resultados:

Os estudos sugerem que indivíduos que experimentam perda de memória podem enfrentar distúrbios do sono antes de notarem outros sintomas. Foi constatado que vários distúrbios do sono, como duração excessiva e inadequada do sono, má qualidade do sono, anormalidades no ritmo circadiano, insônia e apneia obstrutiva do sono, podem aumentar o risco de disfunção cognitiva e demência. Além disso, menor qualidade do sono e duração mais curta do sono têm sido associadas a níveis mais altos de β-amiloide cerebral. Evidências objetivas para o desenvolvimento de comprometimento cognitivo são fornecidas pela arquitetura dos estágios do sono. Pacientes que experimentam problemas de sono podem se beneficiar de tipos específicos de medicamentos para o sono como medida preventiva contra o declínio cognitivo.

Conclusão:

Os distúrbios do sono podem ter efeitos adversos na saúde cognitiva. A duração e a qualidade do sono são fatores fundamentais para manter um cérebro saudável à medida que envelhecemos. Um sono adequado pode ajudar a prevenir o comprometimento cognitivo, especialmente a Doença de Alzheimer e a demência.

Palavras-chave:
Disfunção Cognitiva; Doença de Alzheimer; Distúrbios do Início e da Manutenção do Sono; Sono; Transtornos do Sono-Vigília; Qualidade do Sono; Eletroencefalografia; Medicamentos Indutores do Sono; Fases do Sono

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br