Acessibilidade / Reportar erro

DISCURSO NO ENVELHECIMENTO: NARRATIVA E PERSUASIVA

RESUMO

O aumento da população idosa colocou um desafio social, econômico e de saúde para o século XXI.

Objetivo:

O envelhecimento é frequentemente caracterizado pela presença de alterações nas funções cognitivas que afetam as capacidades receptivas e expressivas da linguagem. Como a linguagem desempenha um papel significativo na vida humana, avaliamos a existência de diferenças relacionadas à idade nos discursos narrativos e persuasivos.

Métodos:

O discurso narrativo de 91 adultos e o discurso persuasivo de 92 adultos com idade entre 19 e 75 anos, divididos em quatro faixas etárias, foram examinados.

Resultados:

Existe uma diferença estatisticamente significativa entre a coerência no grupo de envelhecimento e cada um dos outros três grupos nos dois tipos de discursos. Existe também uma diferença significativa para a variável coesão entre idosos e a primeira faixa etária apenas no discurso narrativo.

Conclusão:

Os resultados deste estudo demonstram que o discurso é influenciado pelo envelhecimento e tipo da tarefa discursiva. Portanto, é essencial que os médicos levem em consideração as necessidades linguísticas dos idosos e as incorporem em seus programas clínicos. Além disso, esses resultados ajudam os médicos a distinguir entre discursos de envelhecimento normal e outros distúrbios neurológicos (por exemplo, demência, lesões do hemisfério direito, afasia).

Palavras-chave:
envelhecimento; discurso; narração; persuasão

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br