Acessibilidade / Reportar erro

Reduzindo a sobrecarga dos cuidadores na doença de Huntington usando uma abordagem neuropsicológica interventiva online: um estudo piloto

RESUMO

A doença de Huntington (DH) é hereditária e neurodegenerativa, caracterizada por problemas motores, cognitivos e comportamentais. À medida que avança, os pacientes dependem cada vez mais de cuidadores, gerando uma sobrecarga significativa. Há uma carência de intervenções neuropsicológicas eficazes para apoiar esta população.

Objetivo:

Desenvolver uma intervenção neuropsicológica online e avaliar seus efeitos na redução da sobrecarga do cuidador em DH.

Métodos:

Este estudo piloto qualitativo ocorreu online, durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Selecionamos uma amostra de conveniência de cinco cuidadores informais de pacientes com DH (média de 46,2 anos). Inicialmente, realizamos triagens neuropsicológicas online, abrangendo dados demográficos e entrevistas. Subsequentemente, conduzimos 20 sessões de 90 minutos ao longo de 12 meses, estruturadas em: 1) acolhimento, 2) prática de respiração e mindfulness e 3) discussão das necessidades do grupo com base nas principais queixas. Após a intervenção, realizamos uma segunda avaliação.

Resultados:

Constatamos que os cinco cuidadores não foram adequadamente educados pelos profissionais de saúde sobre a DH após o diagnóstico. A responsabilidade de cuidar da pessoa com DH foi agregada à sua rotina de trabalho e serviços domiciliares, ocasionando um sintoma de sobrecarga. Após a intervenção neuropsicológica online, todos os participantes relataram menos sobrecarga relacionada ao cuidado das pessoas com DH, melhoraram o autocuidado e a resolução de conflitos por meio da ampliação do repertório comportamental focado nas emoções e na comunicação.

Conclusão:

A intervenção neuropsicológica online pode diminuir a sobrecarga dos cuidadores em DH. Estudos mais abrangentes devem investigar esses resultados.

Palavras-chave:
Doença de Huntington; Sobrecarga do Cuidador; Equipe de Assistência ao Paciente; Reabilitação; Telerreabilitação

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br