Acessibilidade / Reportar erro

Precisão diagnóstica dos níveis das citocinas IL-6, IL-10 e TNF-α em pacientes com comprometimento cognitivo leve: revisão sistemática e metanálise

RESUMO

Há evidências crescentes que sugerem uma associação entre a neurodegeneração e a inflamação, desempenhando um papel na patogênese de doenças associadas à idade, incluindo a doença de Alzheimer (DA) e o comprometimento cognitivo leve (CCL).

Objetivo:

Uma revisão sistemática e metanálise foram realizadas para verificar evidências relativas aos parâmetros de acurácia diagnóstica das citocinas inflamatórias interleucina-6 (IL-6), interleucina-10 (IL-10) e fator de necrose tumoral (TNF-α).

Métodos:

Foi realizada uma busca nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Web of Science e Science Direct, e foram identificados nove estudos observacionais associados a biomarcadores inflamatórios periféricos no CCL. As concentrações médias (desvio padrão — ±DP) desses biomarcadores e valores de verdadeiros positivos, verdadeiros negativos, falsos positivos e falsos negativos para CCL e controles saudáveis (CS) foram extraídos desses estudos.

Resultados:

Níveis significativamente mais elevados de IL-10 foram observados em indivíduos do grupo CCL e os escores do Miniexame do Estado Mental foram mais baixos em comparação com o CS. Para as demais investigações não foram encontradas diferenças entre os grupos. Nossa metanálise para o biomarcador TNF-α revelou alta heterogeneidade entre os estudos em termos de sensibilidade e especificidade.

Conclusão:

Esses achados não apoiam o envolvimento de biomarcadores inflamatórios na detecção do CCL, embora tenha sido observada heterogeneidade significativa. Mais estudos são necessários para avaliar o papel dessas citocinas no CCL, bem como em outros estágios de declínio cognitivo e demências de todas as causas.

Palavras-chave:
Disfunção Cognitiva; Inflamação; Interleucinas; Fator de Necrose Tumoral alfa

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br