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Dados normativos populacionais para três instrumentos de triagem cognitiva para idosos na áfrica subsaariana

RESUMO

Na África Subsaariana (ASS), a triagem cognitiva é complicada por fatores culturais e educacionais, além dos valores normativos existentes poderem não ser aplicáveis. O rastreio cognitivo Identification of Dementia in Elderly Africans (IDEA) é uma medida para níveis baixos de alfabetização com boa acurácia diagnóstica para demência.

Objetivo:

Relatar os valores normativos para a IDEA e outras medidas simples (fluência verbal categórica, a lista de 10 palavras do Consortium to Establish a Registry for Alzheimer’s Disease (CERAD) em idosos residentes na comunidade, representativos da ASS. Métodos: Indivíduos com idade ≥60 residentes em 12 comunidades representativas em Kilimanjaro, Tanzânia e indivíduos com idade ≥65 anos residentes em três comunidades na área governamental de Akinyele, Estado de Oyo, Nigéria, foram submetidos à triagem cognitiva. Os dados normativos foram gerados por faixas etárias, sexo e escolaridade.

Resultados:

Um total de 3.011 pessoas na Tanzânia (57,3% mulheres, 26,4% sem educação) e 1.117 na Nigéria (60,3% mulheres, 64,5% sem educação) foram examinadas. Os indivíduos com idade mais alta, menor escolaridade e mulheres obtiveram escores mais baixos. Os valores do percentil 50 para a IDEA foram 13 (60–64 anos) vs. 8/9 (85+ anos), 10–11 para analfabetos vs. 13 com educação primária e 11/12 em mulheres vs. 13 em homens. Os valores normativos para a evocação tardia da lista de 10 palavras e a fluência verbal categórica variaram com a educação (evocação tardia 2,8 (SD 1,7) para os sem educação, vs. 4,2 (SD 1,2) para com educação secundária; fluência verbal 9,2 (DP 4,8) para os sem educação vs. 12,2 (SD 4.3) para os com ensino médio, substancialmente inferior aos valores publicados em países de alta renda.

Conclusões:

Os valores de corte para testes de triagem cognitiva comumente usados devem ser ajustados para se adequar aos valores normativos locais, particularmente em níveis baixos de educação.

Palavra-chave:
cognição; programas de rastreamento; Tanzânia; Nigéria; África Sub-Saariana; educação

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