Acessibilidade / Reportar erro

"ANÁLISE DE CLUSTER " DO DESEMPENHO COGNITIVO EM UMA AMOSTRA DE PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON

RESUMO

Embasamento:

O comprometimento cognitivo é um problema comum da doença de Parkinson (DP). O diagnóstico de comprometimento cognitivo leve (CCL) em pacientes com DP implica em risco aumentado para o desenvolvimento posterior de demência, no entanto, não é claro se algum tipo específico de perda cognitiva confere risco para um declínio cognitivo mais rápido.

Objetivo:

Determinar se seria possível identificar fenótipos cognitivos em uma amostra de pacientes com DP.

Métodos:

Foi uma avaliação transversal de 100 pacientes com DP recrutados de uma clínica de distúrbios de movimento. Eles foram avaliados utilizando um escore motor simplificado da UPDRS, Hoehn e Yahr, Schwab e England, Escala de Depressão Geriátrica, Questionário de Atividades Funcionais de Pfeffer, Escala CDR, Mini-Exame do Estado Mental, desenho do relógio, extensão de dígitos, lista de palavras da bateria do CERAD, bateria de avaliação frontal e teste de fluência verbal. Nós classificamos os pacientes como tendo cognição normal (PDCN), CCL (PDCCL) ou demência (PDD). Os dados foram analisados por meio do teste do qui-quadrado, estatística não-paramétrica e análise de cluster.

Resultados:

Havia 40 pacientes com PDD, 39 com PDCCL e 21 com PDCN. Pacientes com PDD eram mais velhos, tinham maior tempo de doença, menor escolaridade e desempenho inferior no MEEM. A análise de cluster mostrou 3 perfis cognitivos distintos que representariam um continuo entre discreto a grave comprometimento da cognição, sem distinguir perfis cognitivos específicos.

Conclusão:

O comprometimento cognitivo na DP ocorre de forma progressiva e heterogênea na maioria dos pacientes. Não é claro se a definição do fenótipo inicial de perda cognitiva poderia ser utilizado para estabelecer o prognóstico cognitivo para o paciente.

Palavras-chave:
doença de Parkinson; comprometimento cognitivo; demência; comprometimento cognitivo leve; análise de agrupamento

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br