Acessibilidade / Reportar erro

Associação da Educação com a Ocorrência de Delirium em Pacientes de um Serviço de Emergência

RESUMO

Introdução:

Delirium é uma síndrome neuropsiquiátrica, com fatores etiológicos múltiplos. A avaliação de delirium em diferentes ambientes, especialmente no Serviço de Emergência (SE) de diferentes regiões do mundo e com diferentes características culturais e educacionais é necessária.

Objetivo:

Determinar a prevalência de delirium e associação com educação em um SE no Brasil, durante seis meses.

Métodos:

Foram randomizados aleatoriamente no SE os pacientes com idade acima de 18 anos. Escala Confusion Assessment Method (CAM), Mini Exame do Estado Mental (MEEM), o teste de Memória Lógica de Wechsler (MLW), e o escore de comorbidade de Charlson foram aplicados para avaliar delirium, status cognitivo, e comorbidades.

Resultados:

A prevalência de delirium foi 10,7%. Os pacientes com delirium apresentaram significativamente menor escolaridade, escores mais baixos no MEEM e MLW (imediato e tardio), sendo que 97,4% apresentava comprometimento de memória episódica. Pacientes com delirium apresentaram mais história de transtorno neurológico prévio. Três modelos de regressão logística para delirium foram realizados. No primeiro, idade e MEEM foram mantidos no modelo final. No segundo, MLW imediato e tardio; e no terceiro, apenas educação.

Conclusão:

Este é o primeiro estudo brasileiro, de acordo com nosso melhor conhecimento, a estimar a prevalência de delirium em serviço de emergência. Nível educacional mais baixo foi associado com ocorrência de delirium.

Palavras-chave:
delirium; educação; emergência

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br