Acessibilidade / Reportar erro

TREINO INTENSIVO DE NOMEAÇÃO PARA IDOSOS DE BAIXA ESCOLARIDADE COM E SEM DEMÊNCIA

RESUMO.

A queixa de dificuldades para nomear pode ser comum em idosos. Na demência, a anomia é a manifestação mais frequente dos transtornos de linguagem. O treino de nomeação beneficia o acesso lexical e promove maior qualidade de comunicação para idosos com ou sem demência.

Objetivo:

Analisar as respostas de nomeação, o tempo de resposta e a generalização das respostas de nomeação de idosos neurotípicos e com demência de baixa escolaridade antes e após um treinamento de nomeação, com e sem estimulação da compreensão oral.

Método:

Participaram deste estudo 20 idosos, 10 com demência e 10 neurotípicos, incluídos após entrevista, rastreio de cognição e funcionalidade. O treinamento de nomeação foi baseado na prática de recuperação e realizado em cinco sessões. Metade do grupo foi submetido ao treino de nomeação exclusivo e metade ao treinamento associado à estimulação de compreensão oral.

Resultado:

Idosos com demência apresentaram melhor desempenho após o treinamento para pontuações na nomeação oral e compreensão de palavras orais, exceto para manipulação de objetos. O tempo de resposta para nomear estímulos treinados e não treinados também foi melhor para idosos com demência. Após a intervenção, os indivíduos neurotípicos tiveram desempenho estatisticamente melhor no tempo de compreensão e no escore na nomeação oral, compreensão de palavras orais e manipulação de objetos, para palavras treinadas e não treinadas.

Conclusão:

O treino de nomeação, exclusivo ou associado ao de compreensão oral, por meio da técnica de recuperação, beneficia o desempenho de linguagem de idosos neurotípicos e com demência e proporciona melhoras inclusive para estímulos não treinados.

Palavras-chave:
idoso; demência; afasia; anomia; terapia da linguagem; idioma

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br