Acessibilidade / Reportar erro

Níveis séricos de receptores solúveis do TNF-α mas não de BDNF estão associados a sintomas de apatia na doença de Alzheimer leve e no comprometimento cognitivo leve amnéstico

RESUMO

Apatia está intimamente associada à demência. Lamentavelmente, sua fisiopatologia ainda é pouco compreendida. O comprometimento motivacional que caracteriza este transtorno poderia compartilhar mecanismos inflamatórios como sugere a teoria do comportamento associado à doença.

Objetivo:

O principal objetivo deste estudo foi investigar a associação entre apatia e os níveis séricos do fator de necrose tumoral alfa (TNF-α) e de seus receptores solúveis. Os níveis de fator neurotrófico derivado do cérebro também foram analisados já que estes foram associados à depressão, que compartilha aspectos abúlicos com a apatia.

Métodos:

A amostra consistiu de 27 indivíduos com doença de Alzheimer leve ou com comprometimento cognitivo leve amnéstico, que foram submetidos à avaliação de apatia pela Escala de Apatia (EA), e proveram amostra de sangue para análise de biomarcadores. De acordo com a mediana de escores na EA (17 pontos), a amostra foi divida em dois grupos.

Resultados:

O grupo com mais sintomas de apatia apresentou maiores níveis séricos de receptores solúveis de TNF-α (tipo 1: p=0,03 ; tipo 2: p=0,04). Nenhuma outra diferença foi encontrada entre os grupos.

Conclusão:

Estes achados sugerem o envolvimento de mediadores inflamatórios na gênese de sintomas de apatia, assim como sugere a teoria do comportamento associado à doença.

Palavras-chave:
apatia; demência; doença de Alzheimer; comprometimento cognitivo leve; TNF-α; sTNFR1; sTNFR2,BDNF.

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br