RESUMO
Muitos estudos têm pesquisado as ligações entre transtornos emocionais e dificuldades de aprendizagem. No entanto, muito pouco desta pesquisa se concentrou em estudantes disléxicos.
Objetivo:
Os objetivos deste estudo foram: 1) avaliar a autoestima, ansiedade e depressão em crianças e adolescentes disléxicos falantes do árabe; 2) descrever comorbidades psiquiátricas nesses estudantes, comparando-os com seus pares não disléxicos.
Métodos:
205 estudantes (56 disléxicos e 149 bons leitores), alunos de escolas comuns da região de Beni Mellal-Khenifra do Marrocos, responderam à escala de autoavaliação de ansiedade de Taylor, ao questionário de depressão de Beck’s e ao inventário de autoestima de Coopersmith (IES).
Resultados:
Em geral, os disléxicos eram mais ansiosos, mais deprimidos e tiveram distúrbios de autoestima em comparação com seus pares não-disléxicos. O percentual de comorbidade psiquiátrica foi maior no grupo disléxico.
Conclusões:
Os resultados deste trabalho evidenciam a necessidade de uma abordagem multidisciplinar que integre a avaliação das necessidades emocionais aos cuidados de reabilitação de crianças e adolescentes disléxicos.
Palavra-chave:
autoestima; ansiedade; depressão; dislexia