Resumo
A tarefa de decisão lexical demanda o funcionamento da alça fonológica para identificação e discriminação de seqüências de sons e o conhecimento lexical, para identificar se essa seqüência é ou não uma palavra da língua.
Objetivo:
Verificar o efeito da escolaridade no desempenho de idosos sadios em tarefa de decisão lexical na modalidade auditiva.
Métodos:
Participaram deste estudo 23 idosos, com idade igual ou acima de 60 anos divididos em dois grupos segundo a escolaridade (1-8 anos e acima de 8 anos). Foi aplicado o sub-teste de decisão lexical da bateria PALPA, contendo palavras e pseudopalavras.
Resultados:
Não houve diferenças significativas entre os grupos, na identificação de palavras e pseudo-palavras. Predominaram nos dois grupos, erros em não-palavras. A pontuação total (decisão lexical) dos grupos diferiu, com pior desempenho do grupo menos escolarizado. Houve tendência à expressão estatística, nessa diferença. Os raros erros em palavras ocorreram predominantemente em itens de baixa imageabilidade, especialmente no grupo menos escolarizado. Nesse grupo, houve correlação positiva entre escolaridade e erros em pseudo-palavras.
Conclusão:
Houve discreto efeito de escolaridade, na amostra estudada. Estudos sobre decisão lexical com amostras expandidas, podem proporcionar importante contribuição para a estimativa de habilidades pré-mórbidas e contribuir para o entendimento de condições patológicas.
Palavras-chave:
decisão lexical; cognição; escolaridade; idosos; linguagem