RESUMO
A educação mais alta tem sido associada com um declínio cognitive mais rápido após o diagnóstico de doença de Alzheimer (DA), mas não está claro se estes achados podem ser extendidos a outros subtipos de demência.
OBJETIVO:
Nós investigamos se o nível educacional alcançado influencia as trajetórias cognitivas de adultos idosos com diferentes subtipos de demência.
MÉTODOS:
Todos os participantes foram selecionados do NEDICES, um estudo de coorte prospectivo de base populacional de idosos adultos espanhóis. Uma amostra total de 53 indivíduos com demência completaram o MEEM-37 nos momentos 1 e 2 (acompanhamento médio de 2.8± 0.5 anos) para avaliação do declínio cognitive.
RESULTADOS:
No seguimento, o MEEM-37 declinou 3.34±4.98 pontos em indivíduos de baixa escolaridade com demência versus 7.90±4.88 pontos entre os altamente escolarizados (tamanho do efeito (r)=0.32, p=0.02).
CONCLUSÃO:
O nível educacional influenciou as trajetórias cognitivas de pacientes com demência avaliados pelo MEEM-37.
Palavras-chave:
demência; educação; declínio cognitivo; base populacional