Acessibilidade / Reportar erro

A CONFIABILIDADE DOS TESTES NEUROCOMPORTAMENTAIS EM UMA POPULAÇÃO ADULTA TAILANDESA

RESUMO

A detecção precoce do declínio no desempenho neurocomportamental (NC) requer métodos confiáveis de teste. Embora os testes NC tenham se mostrado consistentes e confiáveis em países ocidentais, as pesquisas em populações asiáticas ainda são limitadas.

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi investigar a confiabilidade de teste-reteste dos testes NC em uma população adulta tailandesa e o impacto dos dados demográficos nos testes NC. Os aspectos dos testes escolhidos foram memória, atenção, coordenação óculo-manual, velocidade motora e destreza.

Métodos:

Os três testes RC utilizados foram o digit span, o Purdue Pegboard e a integração visomotora. Todos os três foram usados em uma população de 30 adultos tailandeses.

Resultados:

Os resultados de todos os testes de coeficiente de correlação de Pearson (r) foram positivos e superiores a 0,60, e os coeficientes de correlação de confiabilidade subteste-reteste variaram de 0,63 (p<0,001) a 0,81 (p<0,001). Curiosamente, os resultados de todos esses testes não foram afetados pelos dados demográficos, com exceção do teste Purdue Pegboard, no qual o desempenho na mão preferida e a avaliação de ambas as mãos foi fracamente associado à idade (β=-0,09, p<0,001 e β=-0,08, p<0,05, respectivamente).

Conclusão:

Os testes NC apresentam confiabilidade adequada e são úteis para avaliação da memória clínica, atenção, coordenação óculo-manual, velocidade motora e destreza em adultos tailandeses. Esses testes não foram afetados por dados demográficos. No entanto, são necessários mais estudos para medir a validade dos testes de digit span, Purdue Pegboard e IVM.

Palavras-chave:
Testes de Estado Mental e Demência; Manifestações Neurocomportamentais; Reprodutibilidade dos Testes; Memória de Curto Prazo

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br