Acessibilidade / Reportar erro

Apatia na doença de Alzheimer: contribuição para uma visão clínica da progressão da demência

Resumo

A apatia tem sido reconhecida como uma importante síndrome na doença de Alzheimer (DA), além do comprometimento cognitivo.

Objetivo:

Avaliar a relação entre gravidade da demência e níveis de apatia e discutir a associação de apatia com outras manifestações psicopatológicas em pacientes com DA.

Sujeitos:

15 pacientes com DA com demência leve, moderada e avançada, residentes em Rio Claro SP, Brasil.

Métodos:

Avaliação do status cognitivo por meio do Mini-Exame do Estado Mental, Escore Clínico de Demência e Escala de Deterioração Global. A avaliação da apatia incluiu a Escala de Avaliação de Apatia e o Inventário Neuropsiquiátrico (NPI-domínio apatia). Depressão também foi aferida.

Resultados:

Os pacientes com demência avançada apresentaram níveis mais elevados de apatia, o que reforça a hipótese de que ela se agrava na medida em que a doença progride. Por meio do coeficiente de correlação de Spearman, verificou-se associação do Mini-Exame do Estado Mental com a Escala de Avaliação de Apatia (r=0,63; p=0,01) e com o NPI-domínio apatia (r=0,81; p=0,01); também se constatou associação da Escala de Deterioração Global com a Escala de Avaliação de Apatia (r=0,58; p=0,02) e com o NPI-domínio apatia (r=0,81; p=0,01).

Conclusões:

A apatia é uma síndrome distinta em pacientes com DA e que se agrava com a deterioração global imposta pela doença.

Palavras-chave:
apatia; doença de Alzheimer; progressão da doença

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br