Acessibilidade / Reportar erro

Demência vascular: avaliação cognitiva, funcional e comportamental. Recomendações do Departamento Científico de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia. Parte I.

Resumo

A demência vascular (DV) é a forma mais prevalente de demência secundária e asegunda forma mais comum. O presente artigo visa definir recomendações dos princípios básicos para tratamento dos pacientes com suspeita de DV (e comprometimento cognitivo leve sem demência) usando uma abordagem sistematizada baseada em evidências. O conhecimento usado para definir estas recomendações foi recuperado de pesquisa de várias bases de dados (Medline, Scielo, Lilacs) contendo artigos científicos, revisões sistemáticas, meta-análises, publicados nos últimos 15 anos, ou antes, se pertinente. As informações recuperadas e selecionadas pela relevância foram usadas para analisar os critérios diagnósticos e propor um sistema diagnóstico incluindo critérios diagnósticos, anamnese, bem como exames complementares (neuroimagem e laboratório). Sempre que possível, os instrumentos foram selecionados com versões previamente adaptadas e validadas para uso no Brasil, segundo escolaridade e idade. Os protocolos propostos para exames complementares basearam-se no grau de prioridade, para aplicação na prática clínica ou em pesquisa.

Palavras-chave:
recomendações; demência vascular; critérios; neuroimagem; exames laboratoriais.

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br