Acessibilidade / Reportar erro

DELIRIUM EM IDOSOS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE TRATAMENTOS FARMACOLÓGICOS E NÃO-FARMACOLÓGICOS

RESUMO

Delirium é uma condição comum associada com prognóstico pobre, especialmente em idosos. O impacto das diferentes abordagens de tratamento na morbi-mortalidade e bem-estar de longo prazo não é completamente compreendido.

OBJETIVO:

Determinar a eficácia dos tratamentos farmacológico e não-farmacológico em pacientes idosos com delirium.

MÉTODOS:

Esta revisão sistemática comparou tratamentos farmacológicos e não-farmacológicos em pacientes com idade superior a 60 anos com delirium. As bases de dados usadas foram: MEDLINE (PubMed), EMBASE, Cochrane Central e LILACS do início até 6 de janeiro de 2016.

RESULTADOS:

Dez artigos foram selecionados. Seis estudos com intervenções não farmacológicas não mostraram impacto na duração, mortalidade ou institucionalização, mas houve redução na gravidade do delirium e memlhora na função cognitive de médio prazo. As intervenções mais comumente utilizadas foram orientação temporo-espacial, orientação para si e outros, mobilização precoce e higiene do sono. Os quarto estudos com intervenções farmacológicos acharam que a rivastigmina reduziu a duração, melhorou a função cognitive e reduziu a sobrecarga do cuidador, olanzapine e haloperidol diminuíram a gravidade de delirium e o droperidol diminuiu a duração da hospitalização e na taxa de remissão.

CONCLUSÃO:

Embora a abordagem farmacológica tem sido usada no tratamento de delirium em idosos, há estudos que avaliam sua eficácia com limitado número de pacientes. Todavia, a melhora na duração e gravidade sugerem que estas drogas são efetivas no tratamento desta condição. Uma vez que o delirium esteja instalado, o tratamento não farmacológico parece ser menos efetivo no controle dos sintomas, há uma falta de estudos que discriminem as diferentes intervenções não-farmacológicas.

Palavras-chave:
delirium; idoso; farmacológico; não-farmacológico; revisão sistemática

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br