Acessibilidade / Reportar erro

Memória semântica: substantivos e verbos de ação em indivíduos sem distúrbios cognitivos e pacientes com degeneração lobar frontotemporal

RESUMO

Entre os instrumentos dirigidos à avaliação da memória semântica, temos os testes Pirâmides e Palmeiras ( Pyramids and Palm Trees - PPT) e o Beijando e Dançando ( Kissing and Dancing - KDT), para os quais não existem referências de desempenho de população brasileira normal e patológica.

Objetivo:

[A] Estudar esses dois testes em amostra de indivíduos jovens, sadios brasileiros, residentes na cidade de São Paulo; [B] Aplicar os resultados na avaliação de dois casos diagnosticados no espectro da degeneração lobar frontotemporal.

Métodos:

Avaliamos 50 participantes normais (41 mulheres e 9 homens) com idade entre 20-63 anos e escolaridade entre 14-20 anos. Adicionalmente foram examinados dois sujeitos com diagnóstico de degeneração lobar frontotemporal: um com demência frontotemporal-variante comportamental e outro com demência semântica.

Resultados:

Não observamos efeitos de idade, gênero e escolaridade na performance dos indivíduos normais nos dois testes. Obtivemos os valores de 46 pontos no PPT e 47 no KDT como indicativos de risco de déficit em memória semântica. A análise dos dois casos mostrou dupla dissociação na determinação de associações entre substantivos e verbos. Embora os pacientes apresentassem escores rebaixados nos dois testes, o paciente com demência frontotemporal-variante comportamental obteve melhor desempenho no PPT quando comparado ao KDT e o paciente com demência semântica mostrou padrão inverso, com melhor desempenho no KDT.

Conclusão:

Os testes PPT e KDT são aplicáveis à população brasileira, com necessidade de mínimos ajustes. Foi possível obter valores representativos de desempenho de população sadia, assim como vislumbrar o emprego em avaliações cognitivas de memória semântica nas DLFT.

Palavras-chave:
cognição; memória; linguagem; testes neuropsicológicos; idade; escolaridade

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br