Acessibilidade / Reportar erro

Hidrocefalia de pressão normal: uma revisão crítica

RESUMO.

A hidrocefalia de pressão normal (HPN) é uma síndrome potencialmente reversível marcada por ventrículos cerebrais alargados (ventriculomegalia), declínio cognitivo, apraxia da marcha e incontinência urinária. Revisar criticamente o conceito, a fisiopatologia, o diagnóstico e o tratamento da HPN idiopática e secundária. Os autores acessaram as bases de dados Medline e Pubmed entre janeiro de 2012 e dezembro de 2018, utilizando as palavras-chave “normal-pressure hydrocephalus” / “idiopathic normal-pressure hydrocephalus” / “secondary normal-pressure hydrocephalus” / “NPH” / “ventriculoperitoneal shunt”. A busca inicial resultou em 341 artigos. Após cuidadosa seleção, 54 estudos foram escolhidos e pesquisas adicionais foram incluídas durante o processo de elaboração do manuscrito. A HPN é uma importante causa de demência potencialmente reversível, quedas frequentes e infecção urinária recorrente em idosos. As características clínicas e de imagem da HPN podem ser incompletas ou inespecíficas, de modo que este se torna um diagnóstico difícil para médicos. Não raro uma avaliação por especialista é necessária, visando minimizar tratamentos cirúrgicos ineficazes. Avanços recentes advindos do uso não invasivo de ressonância magnética para quantificação do fluxo sanguíneo cerebral, em particular arterial spin-labeling (ASL), assim como a usual associação entre HPN e apneia obstrutiva do sono representam novos meios de entender e de tratar a HPN.

Palavras-chave:
fluxo sanguíneo cerebral; quedas; incontinência; hidrocefalia de pressão normal; demência reversível; teste de punção lombar (tap test)

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br