Acessibilidade / Reportar erro

Correlação entre sintomas neuropsiquiátricos e sobrecarga do cuidador em uma amostra comunitária de São Paulo, Brasil: um relato preliminar

RESUMO

Sintomas neuropsiquiátricos e sobrecarga do cuidador apresentam alta prevalência em idosos com doença de Alzheimer (DA).

Objetivo:

Avaliar a correlação entre sintomas neuropsiquiátricos e sobrecarga do cuidador em uma amostra comunitária de São Paulo, Brasil.

Métodos:

Um total de 1.563 indivíduos selecionados aleatóriamente foram avaliados através do Mini-Exame do Estado Mental, "Fuld Object Memory Evaluation", "Informant Questionnaire on Cognitive Decline in the Elderly" e da Escala Bayer - Atividades de Vida Diária. Indivíduos considerados suspeitos foram submetidos a uma investigação para demência, sendo o diagnóstico feito com os critérios da CID-10. Inventário Neuropsiquiátrico foi aplicado nos cuidadores para avaliar sintomas neuropsiquiátricos e a Escala Zarit de Sobrecarga no Cuidador para avaliar sobrecarga nos cuidadores.

Resultados:

Sessenta e um pacientes com DA, 25 sujeitos com Comprometimento Cognitivo não Demência (CIND) e 79 idosos saudáveis foram avaliados. A média dos escores da Zarit para controles, CIND e DA foi, respectivamente, 2,32, 3,92 e 20,11 pontos. Houve correlação positiva boa entre os escores da NPI e da Zarit.

Conclusão:

Sintomas neuropsiquiátricos mostraram uma associação significativa com escores mais elevados de estresse do cuidador.

Palavras-chave:
doença de Alzheimer; comprometimento cognitivo não demência; sintomas neuropsiquiátricos; sobrecarga do cuidador.

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br