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Estudo neurocognitivo do desempenho escolar em estudantes do ensino médio marroquino: o papel da memória de trabalho

RESUMO.

O sistema escolar marroquino sofre de disfunções recorrentes, conforme relatado pelo National Evaluation Body (NEB). Esses resultados levam à degradação da aprendizagem e do desempenho acadêmico, que vários fatores entram em jogo. No Marrocos, pesquisas focadas no perfil neurocognitivo dos estudantes e sua influência no desempenho escolar são muito limitadas a raras. Nesse contexto, a presente pesquisa objetiva estudar o papel da memória de trabalho no desempenho escolar de estudantes do ensino médio marroquino.

Métodos:

nossa amostra contém 146 estudantes do ensino médio. Entre eles, 78 meninos e 68 meninas participaram deste estudo e utilizamos a versão numérica do teste de Rey-Osterrieth Complex Figure (ROCF) para avaliar a memória de trabalho. Além disso, o desempenho escolar representado neste estudo pela média obtida no primeiro semestre.

Resultados:

os resultados da regressão linear múltipla revelaram que a memória de trabalho explica significativamente a variação no desempenho escolar.

Conclusão:

as habilidades neuropsicológicas, particularmente a memória de trabalho, explicam significativamente a deterioração do desempenho escolar do estudante relatado pelo Órgão Nacional de Avaliação.

Palavras-chave:
neurocognitivo; memória de trabalho; desempenho escolar; estudante

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