Acessibilidade / Reportar erro

Revisão Sistemática de Instrumentos Neuropsicológicos usados em Pacientes com Doença de Parkinson e Estimulação Cerebral Profunda no Núcleo Subtalâmico

RESUMO.

Além do tratamento medicamentoso, a intervenção cirúrgica é uma alternativa aos pacientes com DP com déficits motores. A mais comum é a estimulação cerebral profunda do núcleo subtalâmico (ECP-NST). É extremamente importante realizar uma avaliação neuropsicológica em pacientes com ECP-NST, não apenas para identificar perdas relacionadas à doença, mas também para comparar a influência na cognição em cirurgias pré e pós-operatórias.

Objetivo:

esta revisão sistemática teve como objetivo investigar os instrumentos frequentemente utilizados em pesquisas relacionadas a ECP-NST em pacientes com DP.

Métodos:

Os artigos foram coletados nas bases de dados Medline / Pubmed publicadas no período de 2007-2017, utilizando os critérios do PRISMA.

Resultados:

após a análise de 27 artigos, percebeu-se a ausência de um protocolo de avaliação específico para a DP com ECP-NST.

Conclusão:

os sintomas não motores não tem recebido a devida importância na avaliação neuropsicológica. É fundamental reconhecer que eles representam grande influência na qualidade de vida dos pacientes. É necessário maior engajamento na avaliação desses aspectos, a fim de preencher as lacunas das pesquisas.

Palavras-chave:
doença de Parkinson; estimulação cerebral profunda; instrumentos neuropsicológicos; avaliação neuropsicológica

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br