Acessibilidade / Reportar erro

Adaptação, teste e utilização do programa "iSupport for Dementia" em diferentes países: uma revisão sistemática

RESUMO

A Organização Mundial da Saúde desenvolveu o programa "iSupport for Dementia" para cuidadores familiares de pessoas com demência.

Objetivo:

Explorar estudos sobre adaptação, protocolos de ensaio clínico randomizado e resultados preliminares do "iSupport" por cuidadores não remunerados de pessoas que vivem com demência em diferentes países.

Métodos:

Revisão sistemática.

Resultados:

Foram incluídos dez estudos de adaptação cultural, oito protocolos de Ensaio Clínico Randomizado e dois resultados preliminares. Os estudos de adaptação apresentaram os ajustes nas terminologias, design e recursos adicionais. Os protocolos de ensaio clínico incluíram a sobrecarga como desfecho primário, e com linha de base, três meses de intervenção e acompanhamento após seis meses. Os estudos com resultados preliminares encontraram efeitos positivos na saúde mental e bem-estar dos cuidadores após o uso do programa.

Conclusão:

O iSupport é um programa online da Organização Mundial da Saúde em resposta à demência na implantação em diferentes países.

Palavras-chave:
Cuidadores; Demência; Intervenção Baseada em Internet; Revisão Sistemática

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br