Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida e doença de Alzheimer: a influência da participação em um centro de reabilitação

Resumo

Qualidade de vida não é frequentemente explorada na avaliação dos resultados de intervenções terapêuticas em DA.

Objetivo:

Verificar se a participação em um programa de reabilitação cognitiva e funcional melhora a qualidade de vida (QV) de pacientes com doença de Alzheimer.

Metodos:

19 pacientes com DA participaram deste estudo, 12 participaram de 24 sessões de intervenção multiprofissional - grupo experimental - enquanto os 7 restantes compuseram o grupo controle. Os seguintes instrumentos foram utilizados para avaliar mudanças: a) Mini-Exame do Estado Mental (MEEM); b) Escala de Depressão Geriátrica (EDG); c) Escala de Avaliação de Qualidade de Vida na Doença de Alzheimer (QdV-DA); d) questão aberta sobre QV.

Resultados:

A participação não mostrou efeitos positivos em variáveis clínicas quantitativas (MEEM, EDG, QdV-DA). Os relatos na questão aberta, analisados através da metodologia do discurso do sujeito coletivo (DSC), sugeriram que a QV melhora após a intervenção.

Conclusão:

Aliar o tratamento medicamentoso às intervenções psicossociais pode ser uma boa estratégia para a melhora da QV dos portadores de DA.

Palavras-chave:
doença de Alzheimer; qualidade de vida; intervenções psicossociais.

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br