Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da estimulação cognitiva nos sintomas neuropsiquiátricos em idosos com doença de Alzheimer: uma revisão sistemática

RESUMO

Introdução:

Sintomas neuropsiquiátricos são frequentes na doença de Alzheimer e afetam negativamente a qualidade de vida destes pacientes.

Objetivo:

Avaliação da eficácia da estimulação cognitiva sobre os sintomas neuropsiquiátricos em idosos com doença de Alzheimer.

Métodos:

Os artigos incluídos foram revisados no período de Dezembro (2015) à Junho (2016) e os critérios de inclusão foram: (1) estudos com idosos com diagnóstico de doença de Alzheimer; (2) estudos publicados em Inglês, Espanhol e Português; (3) estudos que verificaram o efeito da estimulação cognitiva nos sintomas neuropsiquiátricos em idosos com doença de Alzheimer; (4) ensaios controlados.

Resultados:

Do total de 722, 9 artigos corresponderam aos critérios de inclusão. Depressão, apatia e ansiedade foram os distúrbios mais frequentes.

Conclusão:

Após tratamento, estudos relataram resultados significativos, o que sugere que a estimulação cognitiva pode ser eficaz nestes sintomas neuropsiquiátricos, melhorando assim, a qualidade de vida de pacientes com doença de Alzheimer, bem como, de seus cuidadores.

Palavras-chave:
doença de Alzheimer; depressão; apatia; ansiedade; demência; estimulação cognitiva

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br