Acessibilidade / Reportar erro

Intervenção musical pode melhorar a memória em pacientes com doença de Alzheimer? Uma Revisão Sistemática

RESUMO

O tratamento com música vem demonstrando eficácia no tratamento de sintomas comportamentais e cognitivos gerais de pacientes com vários tipos de demência.

Objetivo:

Avaliar a eficácia do tratamento com música para a memória de pacientes com doença de Alzheimer (DA).

Métodos:

Foi realizada uma revisão sistemática nos bancos de dados PubMed (Medline), Cochrane Library, PsycINFO e Lilacs até junho de 2017 que incluiu todos os ensaios clínicos randomizados controlados usando intervenções musicais em pacientes com DA e que avaliaram a memória.

Resultados:

Foram encontrados 42 estudos sendo selecionados 24 estudos completos. Após a aplicação dos critérios de exclusão, foram incluídos quatro estudos envolvendo 179 pacientes. Esses estudos mostraram os benefícios do uso da música para tratar o déficit de memória em pacientes com DA.

Conclusão:

Até o momento, este é o primeiro estudo de revisão sistemática que utilizou ensaios clínicos randomizados da literatura que analisou o papel das intervenções musicais especificamente na memória de pacientes com DA. Apesar do resultado positivo desta revisão, a evidência disponível permanece frágil devido ao pequeno número de ensaios clínicos randomizados.

Palavras-chave:
música; musicoterapia; memória; doença de Alzheimer; ensaios clínicos randomizados; revisão sistemática

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br