Resumo em Português:
Resumo - Esta revisão tem por objetivo discutir a influência da alfabetização e da educação formal na organização do cérebro humano, com base em evidências aportadas por três fontes: (1) resultados e limitações de um projeto coordenado por André Roch Lecours sobre a influência do analfabetismo na organização cerebral e de estudos sobre afasia em populações analfabetas; (2) dados sobre o impacto da escolaridade na avaliação neuropsicológica de indivíduos saudáveis e com lesão cerebral, e (3) estudos sobre o efeito da escolaridade na demência. Tais achados sugerem que processos de escolaridade influenciam a organização cerebral de indivíduos saudáveis, bem como a de indivíduos com lesão cerebral e com quadro de demência. Com relação ao analfabetismo, os estudos sistemáticos pioneiros de Lecours, bem como a continuidade de suas investigações, foram essenciais para alertar as comunidades científicas e clínicas quanto à necessidade de considerarem o papel da experiência educacional no processamento cognitivo e em seus substratos cerebrais.Resumo em Inglês:
Abstract - This review aimed to discuss the influence of literacy and formal education on human brain organization, based on evidence drawn from three sources: (1) results and limitations of a project coordinated by André Roch Lecours on the influence of illiteracy on brain organization and of studies on aphasia in illiterate populations; (2) data on the impact of schooling on the neuropsychological assessment of healthy and brain-damaged individuals, and (3) studies on the effect of schooling on dementia. These findings suggest that schooling and literacy processes influence cerebral organization of healthy individuals, as well as of brain-lesion individuals and those with dementia. Concerning illiteracy, the systematic pioneering studies developed by Lecours and the continuity of his investigations were essential to alert the scientific and clinical communities to take into account the role of educational experience on cognitive processing and its brain substrates.Resumo em Português:
Resumo O conceito de Reserva Cognitiva (RC) postula que há variabilidades individuais no processamento de tarefas e no enfrentamento de doenças neurodegenerativas. Essa variabilidade pode se causada pela conseqüência do envolvimento em estimulações cognitivas sistemáticas ao longo da vida, tais como escolaridade, ocupação profissional e engajamento em atividades cognitivamente estimulantes; resultando na proteção contra os declínios cognitivos relacionados à idade e na diminuição do risco de desenvolver Doença de Alzheimer. O objetivo desta revisão é apresentar os principais fatores formadores de RC e discutir os desafios de realizar pesquisas sobre RC em países em desenvolvimento.Resumo em Inglês:
Abstract The cognitive reserve (CR) concept posits that there is individual variability in processing task demands and coping with neurodegenerative diseases. This variability can be attributed to the protective effects derived from continuous cognitive stimulation throughout life, including formal education, engagement in cognitively stimulating activities and occupation. These can result in protection against age-related cognitive decline and reduce the risk of developing Alzheimer's disease. The aim of this review is to summarize the main features of CR formation and to discuss the challenges in carrying out CR research in developing countries.Resumo em Português:
Resumo A doença da Alzheimer é uma doença amplamente estudada com foco nos comprometimentos cognitivo e funcional, sintomas de comportamento e psicológicos e manifestações motoras anormais. As disfunções autônomas, apesar de sua importância, foram menos consideradas por estudos sistemáticos. O processo neurodegenerativo subjacente dessa doença, principalmente nas áreas corticais, vem sendo estudado há mais de um século. Entretanto, estruturas autônomas não foram estudadas do ponto de vista neuropatológico com o mesmo interesse. O sistema nervoso autônomo encontra-se relacionado a funções viscerais normais e sua atividade é expressa em relação a necessidades homeostáticas das atividades correntes físicas e mentais do organismo. O processo da doença leva a disfunção autônoma ou disautonomia, possivelmente relacionada com taxas maiores de morbidade e mortalidade. Objetivo: O foco dessa revisão é analisar as estruturas autônomas corticais, subcorticais e mais caudais, assim como o processo neurodegenerativo específico da doença de Alzheimer que acomete essas estruturas. Métodos: Foi realizada busca de artigos sobre estruturas autônomas atingidas pela degeneração de Alzheimer e em condições de normalidade, através do MedLine, PsycInfo e Lilacs, assim como nas referências bibliográficas dos artigos de interesse encontrados, busca manual de estudos clássico em periódicos e livros mais antigos, abrangendo mais de um século de publicações. Resultados: As principais estruturas autônomas centrais são analisadas do ponto de vista funcional, incluindo áreas corticais, estruturas subcorticais (amígdala, tálamo, hipotálamo, tronco cerebral) e medula. Estas constituem as redes neurais autônomas subjacentes às funções vitais. As mesmas estruturas, atingidas pela neurodegeneração específica da doença de Alzheimer foram também descritas de modo detalhado. As estruturas autônomas apresentam alterações neurodegenerativas de grau variável que se desenvolvem de modo progressivo de acordo com os estágios degenerativos descritos por Braak e Braak. Conclusão: As redes neurais constituídas pelas estruturas autônomas centrais, quando lesadas pela neurodegeneração progressive, representam o substrato neuropatológico da disfunção autônoma. A presença dessa disfunção e sua possível relação com taxas mais elevadas de morbidade e talvez de mortalidade entre os indivíduos comprometidos deve ser considerada quando se trata de pacientes com doença de Alzheimer.Resumo em Inglês:
Abstract Alzheimer's disease is a widely studied disorder with research focusing on cognitive and functional impairments, behavioral and psychological symptoms, and on abnormal motor manifestations. Despite the importance of autonomic dysfunctions they have received less attention in systematic studies. The underlying neurodegenerative process of AD, mainly affecting cortical areas, has been studied for more than one century. However, autonomic-related structures have not been studied neuropathologically with the same intensity. The autonomic nervous system governs normal visceral functions, and its activity is expressed in relation to homeostatic needs of the organism's current physical and mental activities. The disease process leads to autonomic dysfunction or dysautonomy possibly linked to increased rates of morbidity and mortality. Objective: The aim of this review was to analyze the cortical, subcortical, and more caudal autonomic-related regions, and the specific neurodegenerative process in Alzheimer's disease that affects these structures. Methods: A search for papers addressing autonomic related-structures affected by Alzheimer's degeneration, and under normal condition was performed through MedLine, PsycInfo and Lilacs, on the bibliographical references of papers of interest, together with a manual search for classic studies in older journals and books, spanning over a century of publications. Results: The main central autonomic-related structures are described, including cortical areas, subcortical structures (amygdala, thalamus, hypothalamus, brainstem, cerebellum) and spinal cord. They constitute autonomic neural networks that underpin vital functions. These same structures, affected by specific Alzheimer's disease neurodegeneration, were also described in detail. The autonomic-related structures present variable neurodegenerative changes that develop progressively according to the degenerative stages described by Braak and Braak. Conclusion: The neural networks constituted by the central autonomic-related structures, when damaged by progressive neurodegeneration, represent the neuropathological substrate of autonomic dysfunction. The presence of this dysfunction and its possible relationship with higher rates of morbidity, and perhaps of mortality, in affected subjects must be kept in mind when managing Alzheimer's patients.Resumo em Português:
Resumo Demência é uma síndrome progressiva e inabilitante que afeta um número crescente de pessoas ao redor do mundo. A despeito de sua importância, poucos estudos tem examinado a conhecimento público sobre demência. Objetivo: Apresentar um estudo sobre o conhecimento sobre demência em Botucatu, São Paulo, Brasil. Métodos: Uma amostra de 73 indivíduos responderam a um questionário, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Médica, a respeito das características de indivíduos idosos sadios e pessoas com demência. Resultados: Os sujeitos entrevistados acreditavam que a demência se caracteriza por uma prevalente perda de memória (41%) e alterações comportamentais (32.9%) com início aos 60 anos ou mais (42.5%) e, e no caso de suspeita de demência, somente poucos procurariam ajuda médica especializada. Discussão: Melhor compreensão do conhecimento público sobre demência fornece pistas para políticas sociais e de saúde mais efetivas a fim de atingir um índice mais alto de diagnóstico precoce e possivelmente diminuir o desgaste do paciente, da família e dos cuidadores.Resumo em Inglês:
Abstract Dementia is a progressive and debilitating disease affecting an increasing number of people worldwide. Despite its importance, only a few studies have examined public awareness of dementia. We present a study of the public awareness of dementia in Botucatu, São Paulo, Brazil. Methods: A sample of 73 individuals answered a questionnaire approved by the Medical Ethics Research Committee inquiring about the characteristics of healthy old-aged and demented individuals. Results: Those interviewed believed that dementia is characterized by prevalent memory impairment (41%) and behavioral changes (32.9%) with onset in the 60's or older (42.5%) and upon suspecting dementia, only a few would seek specialized medical help. Discussion: Better understanding of public awareness of dementia provides the clue to more effective health and social policies in order to achieve a higher rate of early diagnosis and thereby possibly decreasing patient, family and caregiver distress.Resumo em Português:
Resumo A detecção de comprometimento cognitivo em pacientes com doença de Parkinson é crucial para uma boa prática clínica devido às novas possibilidades terapêuticas disponíveis. Quando uma avaliação neuropsicológica completa não está disponível, instrumentos de rastreio capazes de detectar dificuldades cognitivas tornam-se cruciais. Objetivo: Investigar se a versão espanhola do Addenbrooke´s Cognitive Examination (ACE) é capaz de detectar dificuldades cognitivas em pacientes com doença de Parkinson e discriminar seu perfil cognitivo de pacientes com demência. Métodos: 77 pacientes com demência leve (53 com doença de Alzheimer e 24 com demência frontotemporal), 22 pacientes com doença de Parkinson e 53 controles saudáveis foram avaliados com a ACE. Resultados: Os pacientes com doença de Parkinson significativamente diferiram de controles saudáveis e pacientes com demência no escore total do ACE. Conclusões: Este estudo mostra que a versão espanhola do ACE é capaz de detectar pacientes com comprometimento cognitivo na doença de Parkinson e de diferenciá-los de pacientes com demência baseados no seu estado cognitivo geral.Resumo em Inglês:
Abstract Detecting cognitive impairment in patients with Parkinson's disease is crucial for good clinical practice given the new therapeutic possibilities available. When full neuropsychological evaluations are not available, screening tools capable of detecting cognitive difficulties become crucial. Objective: The goal of this study was to investigate whether the Spanish version of the Addenbrooke's Cognitive Examination (ACE) is capable of detecting cognitive difficulties in patients with Parkinson's disease and discriminating their cognitive profile from patients with dementia. Methods: 77 early dementia patients (53 with Alzheimer's Disease and 24 with Frontotemporal Dementia), 22 patients with Parkinson's disease, and 53 healthy controls were evaluated with the ACE. Results: Parkinson's disease patients significantly differed from both healthy controls and dementia patients on ACE total score. Conclusions: This study shows that the Spanish version of the ACE is capable of detecting patients with cognitive impairment in Parkinson's disease and is able to differentiate them from patients with dementia based on their general cognitive status.Resumo em Português:
Resumo A doença de Parkinson (PD) é um transtorno neurológico caracterizado por distúrbios motores, sintomas neuropsicológicos e por alterações cognitivas, inclusive casos de demência. As alterações cognitivas mais descritas nesses pacientes são as funções executivas e as visuais-espaciais, funções importantíssimas para a realização de atividades da vida diária. Objetivo: Comparar diferentes testes que examinam funções visuais-espaciais em pacientes com DP. Métodos: Foram avaliados 35 pacientes (21 mulheres) sintomáticos para DP (medicados e em "on") e escolaridade média de 5,5±4,2 com os seguintes testes: Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), Escala de Avaliação de Demência de Mattis (EADM), Escala de Conseqüências da Doença de Parkinson (SCOPA-COG), Teste de Organização Visual de Hooper (TOVH), Julgamento de Orientação de Linhas - Forma V (JOL), e Teste do Desenho do Relógio - CLOX (1 e 2). Resultados: Os pacientes obtiveram média 24,8±3,03 no MMSE e 54,8% acertou o de cópia do desenho do pentágono e desempenho mediano na maioria dos testes. Foram encontradas boas correlações entre JOL versus SCOPA Composição de Figuras (0.67), JLO versus TOVH (0.56), JOL versus CLOX2 (0.64), SCOPA Composição de Figuras versus TOVH (0.54), CLOX1 versus CLOX2 (0.43) e EADM Construção versus CLOX2 (0.42). Discussão: Mesmo tendo sido verificadas correlações, nem todas foram "fortes", o que pode ser explicado pelo fato de que os testes não medem somente funções visuais-espaciais, mas outras habilidades como atenção, habilidade motora e funções executivas. Uma dificuldade do presente estudo diz respeito à falta de grupo controle para estabelecer padrões adequados à essa população.Resumo em Inglês:
Abstract Parkinson's disease (PD) is a neurological disorder characterized by motor disturbances, neuropsychological symptoms and cognitive changes, including cases of dementia. The most frequently described cognitive changes in these patients involve executive and visuospatial functions, which are very important for the execution of daily life activities. Objective: To compare different tests used to examine visuospatial functions in patients with PD. Methods: Thirty-five patients (21 women) with PD symptoms (medicated and "on") and mean schooling of 5.5±4.2 years were examined using the following tests: Mini-Mental State Examination (MMSE), Dementia Rating Scale (DRS), Scales of Outcomes of Parkinson's Disease (SCOPA-COG), Hooper Visual Organization Test (HVOT), Judgment of Line Orientation, Form V (JLO), and Clock drawing task - CLOX (1 and 2). Results: The mean MMSE score was 24.8±3.03 and 54.8% of the patients performed correctly in the copy of a pentagon drawing, with a medium-level performance in most tests. Good correlations were detected between JLO versus SCOPA Assembling patterns (0.67), JLO versus HVOT (0.56), JLO versus CLOX2 (0.64), SCOPA Figure Composition versus HVOT (0.54), CLOX1 versus CLOX2 (0.43), and DRS Construction versus CLOX2 (0.42). Discussion: Although correlations were detected, not all were strong, probably because the tests employed do not measure solely visuospatial functions, but also other skills such as attention, motor ability and executive functions. A limitation of the present study was the lack of a control group for the establishment of adequate standards for this population.Resumo em Português:
Resumo A doença de Parkinson (DP) caracteriza-se por alterações do movimento, cognitivas, comportamentais e psicológicas. O objetivo do presente estudo foi correlacionar diferentes testes que examinam funções executivas em pacientes com DP acompanhados em um ambulatório especializado. Métodos: Foram avaliados 35 pacientes com DP idiopática com idade média de 63,0 anos e escolaridade média de 5,5±4,2 utilizando os seguintes testes: Escala de Avaliação de demência de Mattis (EADM), Escala de Desfechos da Doença de Parkinson (SCOPA-COG), Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST), Bateria de Avaliação Frontal (BAF), Amplitude de Dígitos-Ordem Inversa (OI) (subteste do WAIS III) e Teste de Fluência Verbal (categoria animais). Resultados: Foram encontradas correlações significativas entre BAF e EADM Conceituação (0,814), EADM Iniciativa/Perseveração (I/P) e SCOPA-COG Funções Executivas (0,643), BAF e EADM I/P (0,601), BAF e Fluência Verbal (0,602) e EADM I/P e EADM Conceituação (0,558), Fluência Verbal e EADM I/P (0,529), EADM Atenção e SCOPA-COG Funções Executivas (0,49), EADM Conceituação e SCOPA-COG Funções Executivas (0,495), BAF e Amplitude de dígitos (OI) (0,503), Fluência Verbal e EADM Conceituação (0,501), WCST Erros Perseverativos e BAF (-0,379), WCST erros perseverativos e MDRS Conceptualization (-0,445), WCST erros perseverativos e EADM I/P (-0,407) e WCST categorias completas e EADM Conceituação (0,382). Discussão: Os resultados evidenciaram fortes correlações entre a maioria dos testes aplicados. Uma dificuldade do estudo presente diz respeito à falta de grupo controle para estabelecer padrões adequados a essa população.Resumo em Inglês:
Abstract Parkinson's disease (PD) is characterized by changes in movement, which are later followed by cognitive, behavioral and psychological changes. The objective of the present study was to correlate different tests used to examine executive functions in PD patients followed at a specialized outpatient clinic. Methods: Thirty-five patients with idiopathic PD aged 63.0 years on average and with mean schooling of 5.5±4.2 years, were examined using the following tests: Mattis Dementia Rating Scale (MDRS), Scales for Outcomes of Parkinson's Disease-Cognition (SCOPA-COG), Wisconsin Card Sorting Test (WCST), Frontal Assessment Battery (FAB), Digit Span - Inverse Order (IO) (a subtest of the WAIS III) and Verbal Fluency Test (category animals). Results: Significant correlations were detected between FAB and MDRS Conceptualization (0.814), MDRS Initiation/Perseveration (I/P) and SCOPA-COG Executive Function (0.643), FAB and MDRS I/P (0.601), FAB and Verbal Fluency (0.602), MDRS I/P and MDRS Conceptualization (0.558), Verbal Fluency and MDRS I/P (0.529), MDRS Attention and SCOPA-COG Executive Function (0.495), MDRS Conceptualization and SCOPA-COG Executive Function (0.520), FAB and Digit Span (OI) (0.503), Verbal Fluency and MDRS Conceptualization (0.501), and WCST perseverative errors and FAB (-0.379), WCST perseverative errors and MDRS Conceptualization (0.445), WCST perseverative errors and MDRS I/P (-0.407) and WCST categories completed and MDRS Conceptualization (0.382). Discussion: The results demonstrated strong correlations between most of the tests applied, but no associations were detected between the WCST and the other tests, a fact that may be explained by the heterogeneity of scores obtained in the tests by the patients evaluated. A difficulty of the present study was the lack of a control groups for the establishment of adequate standards for this population.Resumo em Português:
Resumo Sintomas comportamentais são freqüentemente observados nos pacientes com doença de Alzheimer e estão associados a maior desgaste para pacientes e cuidadores, institucionalização precoce, pior prognóstico e mais cuidado. Objetivos: O objetivo do presente estudo foi avaliar freqüência de sintomas neuropsiquiátricos em uma amostra de pacientes com doença de Alzheimer e analisar a associação entre características demográficas do cuidador e sintomas do paciente. Métodos: Um total de 60 pacientes com doença de Alzheimer (NINCDS-ADRDA) e seus cuidadores foram consecutivamente incluídos na investigação provenientes do Ambulatório de Demência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O Inventário Neuropsiquiátrico (INP) foi aplicado para avaliar sintomas comportamentais e seu impacto sobre os cuidadores. Idade, sexo, educação, parentesco com o paciente e tempo como cuidador foram obtidos dos cuidadores. Resultados: Apatia foi o sintoma responsável pelo maior nível de desgaste, seguido por agitação e agressão. Uma correlação significativa entre escore total do INP e desgaste foi observada. Nenhuma das variáveis demográficas do cuidador mostrou associação com desgaste. Os sintomas mais freqüentes foram apatia e comportamento motor aberrante. Os familiares do pacientes também consideraram apatia como sintoma mais grave seguido por depressão e agitação. Conclusões: Apatia foi o sintoma neuropsiquiátrico mais freqüente e grave. Nenhuma relação entre as variáveis demográficas do cuidador e desgaste foi observada.Resumo em Inglês:
Abstract Behavioral symptoms are frequently observed in Alzheimer's disease patients and are associated to higher distress for patients and caregivers, early institutionalization, worst prognosis and increased care. Objectives: The objective of the present study was to evaluate the frequency of neuropsychiatric symptoms in a sample of Alzheimer's disease patients and to analyze association between caregiver demographic characteristics and patient symptoms. Methods: Sixty Alzheimer's disease patients (NINCDS-ADRDA) and their caregivers were consecutively included in the investigation by the Dementia Outpatient clinic of Hospital de Clínicas de Porto Alegre. The Neuropsychiatric Inventory (NPI) was applied to evaluate behavioral symptoms and their impact upon caregivers. Age, sex, educational attainment, relationship to the patient, and time as caregiver were obtained from all caregivers. Results: Apathy was the symptom responsible for the highest distress level, followed by agitation and aggression. A significant correlation between total severity NPI and distress NPI was observed. None of the caregiver demographic data showed association to distress. The most frequent symptoms were apathy and aberrant motor behavior. Patients' relatives also considered apathy as the most severe symptom, followed by depression and agitation. Conclusions: Apathy was the most frequent and severe neuropsychiatric symptom. No relationship between caregiver demographic characteristics and distress was observed.Resumo em Português:
Resumo Comprometimento cognitivo leve (CCL) é um estágio de transição entre o envelhecimento normal e a doença de Alzheimer (DA). Comprometimento da memória semântica tem sido demonstrado como um fator crítico na DA precoce. O Teste de Nomeação de Boston (TNB) é um meio fácil para examinar o processamento semântico e viso-espacial e também um instrumento potencial de diagnóstico. Objetivo: Examinar a habilidade de nomeação e discriminar os tipos de erros em pacientes com CCL amnéstico (CCLa). Métodos: Vinte pacientes com CCLa, 20 pacientes com DA e 21 controles normais pareados por idade, sexo e nível educacional foram avaliados. Como parte da avaliação neuropsicológica a todos foi administrado o TNB. Uma ampla classificação dos tipos de erros foi realizada a fim de comparar o desempenho e conhecer a origem semântica ou perceptiva dos erros. Resultados: Os pacientes com DA obtiveram piores escores totais no TNB do que os pacientes com CCLa e controles. Os pacientes com CCLa não tiveram diferenças significativas nos escores totais, porém, mostraram um número maior e significativo de erros semânticos comparados aos controles. Conclusão: Este estudo revela que o processamento semântico está comprometido durante a nomeação por confrontação no CCLa.Resumo em Inglês:
Abstract Mild cognitive impairment (MCI) is the transitional stage between normal aging and Alzheimer's disease (AD). Impairments in semantic memory have been demonstrated to be a critical factor in early AD. The Boston Naming Test (BNT) is a straightforward method of examining semantic or visuo-perceptual processing and therefore represents a potential diagnostic tool. The objective of this study was to examine naming ability and identify error types in patients with amnestic mild cognitive impairment (aMCI). Methods: Twenty aMCI patients, twenty AD patients and twenty-one normal controls, matched by age, sex and education level were evaluated. As part of a further neuropsychological evaluation, all subjects performed the BNT. A comprehensive classification of error types was devised in order to compare performance and ascertain semantic or perceptual origin of errors. Results: AD patients obtained significantly lower total scores on the BNT than aMCI patients and controls. aMCI patients did not obtain significant differences in total scores, but showed significantly higher semantic errors compared to controls. Conclusion: This study reveals that semantic processing is impaired during confrontation naming in aMCI.Resumo em Português:
Resumo Comprometimento de memória é a principal característica clínica na doença de Alzheimer (DA), enquanto na degeneração lobar fronto-temporal (DLFT) alterações de linguagem e comportamentais são predominantes. Objetivos: Investigar possíveis diferenças entre o desempenho neuropsicológico de pacientes com DLFT e pacientes com DA. Métodos: 56 pacientes com DA (média de idade=72,98±7,43; média de escolaridade=9,62±4,68; 35 mulheres e 21 homens), 17 pacientes com DLFT (média de idade=67,64±7,93; média de escolaridade=12,12±4,77; 9 mulheres e 8 homens) e 60 controles (média de idade=68,90±7,48; média de escolaridade=10,72±4,74; 42 mulheres e 18 homens) foram submetidos à Escala de Avaliação de Demência (Dementia Rating Scale - DRS) e à extensa avaliação neuropsicológica composta de tarefas que examinam atenção, habilidades visuais-perceptuais, habilidades construtivas, funções executivas, memória e linguagem. Resultados: O escore total e as subescalas da DRS não foram capazes de diferenciar pacientes com DA de DLFT. Pacientes com DLFT e DA demonstraram diferenças estatisticamente significativa em testes de memória episódica verbal (Memória Lógica, Teste de Aprendizagem Verbal Auditiva de Rey) e visual (Reprodução Visual e evocação da Figura Complexa de Rey), memória imediata verbal (Memória Lógica), atenção com interferência (Trail Making Test - Parte B) e fluência verbal (semântica e fonêmica). Conclusão: Ao contrário do esperado, somente algumas tarefas de função executiva (Trail Making Test - Parte B, F.A.S. e WCST) e dois testes de memória (testes de memória episódica verbal e visual) foram capazes de diferenciar pacientes com DLFT de pacientes com DA.Resumo em Inglês:
Abstract Memory impairment is the main clinical feature in Alzheimer disease (AD), whereas in frontotemporal lobar degeneration (FTLD) behavioral and language disorders predominate. Objectives: To investigate possible differences between the neuropsychological performance in FTLD and AD. Methods: Fifty-six AD patients (mean age=72.98±7.43; mean schooling=9.62±4.68; 35 women and 21 men), 17 FTLD patients (mean age=67.64±7.93; mean schooling=12.12±4.77; 9 women and 8 men), and 60 controls (mean age=68.90±7.48; mean schooling=10.72±4.74; 42 women and 18 men) were submitted to a Dementia Rating Scale (DRS) and a comprehensive neuropsychological evaluation composed of tasks assessing attention, visuoperceptual abilities, constructive abilities, executive functions, memory and language. Results: DRS total score and subscales were not able to differentiate FTLD from AD patients. However, FTLD and AD patients showed statistically significant differences in performance in tests of verbal (Logical Memory, Rey Auditory Verbal Learning Test) and visual (Visual Reproduction, recall of the Rey Complex Figure) episodic memory, verbal immediate memory (Logical Memory), attention with interference (Trail Making Test - Part B), verbal fluency (semantic and phonemic) and concept formation (WCST). Conclusion: Contrary to expectations, only a few tasks executive function tasks (Trail Making Test - Part B, F.A.S. and WCST) and two memory tests (verbal and visual episodic memory tests) were able to differentiate between FTLD and AD patients.Resumo em Português:
Resumo O questionário ao informante sobre declínio cognitivo do idoso (IQCODE) foi desenvolvido como instrumento de detecção de alterações cognitivas. Objetivos: 1) Verificar a aplicabilidade do questionário IQCODE a idosos com escolaridade restrita e 2) verificar a concordância de respostas entre eles e seus representantes. Métodos: Foram examinados indivíduos de um grupo comunitário com o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), IQCODE e Escala de Depressão Geriátrica (GDS). O IQCODE foi aplicado aos idosos e seus representantes. Resultados: Foram avaliados 44 indivíduos, com idade entre 58 a 82 anos (M=66,8, DP=5,97) escolaridade média de 3,75 (DP=2,82) e 44 representantes cuja média de idade foi de 44.5 (DP=13.3) e média de escolaridade de 8.25 (DP=4.3). A média do GDS aplicado aos idosos foi de 8,22, DP=4,90 e 13 indivíduos apresentaram escore sugestivo de sintomas depressivos. A média do IQCODE dos idosos foi de 3,26 (DP=0,69) e dos representantes 3,21 (DP=0,65). Não houve diferença estatística entre essas médias. O escore médio do MEEM foi de 24,20 (DP=4,14) e 18 participantes apresentaram pontuação abaixo da nota de corte para escolaridade. As respostas dos idosos ao IQCODE nesse último grupo foram mais congruentes com os escores do Mini-exame do estado mental do que as dos representantes. Conclusões: A aplicabilidade do IQCODE diretamente ao idoso com restrita escolaridade foi possível. As respostas dos representantes foram similares a dos idosos. Podemos admitir que as respostas dos idosos foram mais acuradas, uma vez que estavam mais próximas das notas do MEEM. A ampliação da amostra e incluindo participantes de outras comunidades é necessária para comprovação dos resultados obtidos.Resumo em Inglês:
Abstract The Informant Questionnaire on Cognitive Decline in the Elderly with the Proxy (IQCODE) was developed as a screening tool for cognition alterations. Objectives: 1) To verify the applicability of IQCODE in the elderly with limited schooling, 2) To verify the reliability of the responses supplied by the aged and their proxies. Methods: Individuals of a Community Group were evaluated using the Mini-Mental State Examination (MMSE), IQCODE and Geriatric Depression Scale (GDS). The IQCODE was applied to informants and proxies. Results: We analyzed 44 individuals, aged between 58-82 years (M=66.8, SD=5.97) with mean elderly-schooling level of 3.75, SD=2.82 and 44 proxies aged 44.5 (SD=13.3), with mean schooling level of 8.25 (SD=4.3). The mean GDS was 8.22, SD=4.90 and 13 participants presented a score suggestive of depressive symptoms. The mean elderly IQCODE score was 3.26, SD=0.69 and 3.21, SD=0.65, for proxy responses. There was no statistical difference between these means. On the MMSE, the mean score was 24.20, SD=4.14 and 18 participants presented scores below the cut-off. The IQCODE answers by the elderly in this latter group were more congruent with MMSE than the answers of proxies. Conclusions: The applicability of the IQCODE in a population with little schooling was verified in that the proxy-report was similar to the elderly report. We can affirm that the elderly answers were more accurate than the proxies, as they were closer to MMSE score. The inclusion of a greater number of participants from community-dwelling settings is necessary to confirm the results obtained in this study.Resumo em Português:
Resumo Apesar dos conhecidos benefícios dos exercícios físicos resistidos em idosos frágeis, os idosos com doença de Alzheimer (DA) vêm sendo excluídos destes estudos. A atividade física funcional, por direcionar os exercícios para atividades comuns no dia a dia, seria adequada a este público, por enfocar a manutenção e a estimulação das capacidades remanescentes. A abordagem em grupo seria adequada tanto para reduzir os custos, quanto para atuar no isolamento social. Objetivos: Verificar os efeitos da atividade física funcional em grupo sobre a manutenção da função motora do paciente ido so com DA como forma de reabilitação preventiva. Métodos: 10 idosos com DA leve a moderada alocados em dois grupos: com intervenção (atividades motoras com enfoque funcional durante 12 semanas) e sem intervenção. Foram avaliadas: atividades básicas e instrumentais de vida diária (questionário de Katz e de Lawton & Brody), mobilidade (Timed Up and Go Test, Timed Up and Go Test manual e Timed Up and Go Test cognitivo), cognição (Mini-exame do estado mental) e comportamento (Inventário Neuropsiquiátrico: NPI-Brief). O equilíbrio foi avaliado pela escala Berg de equilíbrio (BBS). Resultados: Houve diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos quanto à mudança média no equilíbrio medido pelo número de pontos na escala de Berg (p=0,046). Um aumento significativo de 1,60 pontos (IC95%[0,22;2,98]) foi observado no grupo com intervenção nessa escala, enquanto que no grupo sem intervenção foi de -0,40 (IC95% [-1,78;0,98], nenhuma mudança). Conclusões: É possível tratar DA em grupo com estratégias motoras. Essas estratégias se mostraram eficazes na melhora do equilíbrio, sugerindo que a atividade motora pode prevenir o declínio da mobilidade em portadores de DA leve a moderada.Resumo em Inglês:
Abstract It is widely known that older adults, even frail individuals, can improve their physical function using appropriately targeted exercise. Nevertheless, older adults with Alzheimer's disease (AD) have been excluded from the majority of studies on exercise. The functional-task physical activity program is based on activities of daily living, and may be suited for elderly people with AD because it focuses on the maintenance and stimulation of preserved abilities. In addition, session costs are substantially reduced by adopting a group approach. Furthermore, the group approach may improve the social interaction of the demented patient. Objectives: To determine whether a functional-task physical activity program in groups can maintain motor function in elderly with AD. Methods: 10 elderly diagnosed with mild or moderate AD were assigned into one of two groups: subjects with and without intervention. The intervention consisted of a 12-week function-task physical activity program in groups. Measurements: activities of daily living (Katz and Lawton & Brody questionnaires), mobility (Timed Up and Go Test, Timed Up and Go manual Test and Timed Up and Go Cognitive Test), cognition (Mini-Mental State Examination), behavioral disturbances (Neuropsychiatric Inventory I-brief) and functional balance (Berg Balance Scale). Results: A statistically significant difference between the two groups was found regarding the functional balance mean change measured by Berg scale score (p=0.046). A significant improvement of 1.60 points (95%CI[0.22;2.98]) was observed in the intervention group on this scale, while the non-intervention group showed -0.40 points (95%CI[-1.78;0.98], no change). Conclusions: It is possible to treat mild and moderate Alzheimer's patients using a group approach. The functional task physical activity program was efficient in functional balance improvement and also appeared to prevent mobility decline.