Acessibilidade / Reportar erro

Efficiency of different protocols for enamel clean-up after bracket debonding: an in vitro study

Objetivo:

esse estudo objetivou avaliar a eficiência de seis protocolos de remoção de resina do esmalte após a descolagem de braquetes.

Métodos:

sessenta (60) pré-molares foram divididos em seis grupos conforme as ferramentas utilizadas: broca de 12 lâminas em baixa rotação (G12L), broca de 12 lâminas em alta rotação (G12H), broca de 30 lâminas em baixa rotação (G30L), polidor DU10CO-ORTHO (GDU), Renew System (GR) e polidor Diagloss (GD). As médias de rugosidade (Ra) e profundidade média de rugosidade (Rz) da superfície do esmalte foram analisadas com perfilômetro. Teste t pareado foi utilizado para avaliar Ra e Rz antes e depois da limpeza do esmalte; testes de ANOVA/Tukey foram utilizados para avaliar a diferença intergrupos. A duração dos procedimentos de remoção da resina foi registrada. Ainda, a associação entre o tempo e a variação da rugosidade do esmalte (ΔRa, ΔRz) foi avaliada pelo teste de correlação de Pearson. A topografia do esmalte também foi avaliada, por microscopia eletrônica de varredura (MEV).

Resultados:

nos grupos G12L e G12H, a rugosidade do esmalte original não se alterou significativamente. Nos Grupos G30L, GDU, GR e GD, foi verificada superfície mais lisa após a limpeza (p < 0,05). Nos Grupos G30L e GD, os protocolos utilizados foram mais demorados que nos demais grupos. Foi observada correlação negativa e moderada entre tempo, ΔRa e ΔRz (r = -0.445, r = -0.475, p< 0,01).

Conclusão:

todos os protocolos de limpeza do esmalte foram eficientes, pois não resultaram no aumento da rugosidade superficial. Quanto maior o tempo gasto, menor a rugosidade da superfície.

Braquetes ortodônticos; Esmalte dentário; Descolagem dentária


Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br