Acessibilidade / Reportar erro

Miniscrew-assisted rapid palatal expansion (MARPE): Factors influencing planning

RESUMO

Objetivo:

Avaliar os fatores que influenciam o planejamento digital do expansor MARPE (miniscrew-assisted rapid palatal expansion), a espessura óssea no local de inserção dos mini-implantes, e os diferentes possíveis desenhos desse aparelho.

Métodos:

Foram avaliados 135 planejamentos quanto ao tamanho do parafuso expansor utilizado, posicionamento, tipo dos anéis dos mini-implantes, e sua localização em relação aos dentes de apoio. As medidas de espessura óssea foram avaliadas na região de inserção dos mini-implantes. As diferenças entre os sexos foram verificadas por meio do teste ANOVA (5% de significância).

Resultados:

Os planejamentos tiveram uma distribuição de 73 casos com quatro mini-implantes e 62 casos com seis mini-implantes. Em 90% dos casos, os dentes #16 e #26 foram usados como dentes de apoio, e o parafuso expansor mais usado foi o de 13 mm (64,1% dos casos). Os mini-implantes anteriores do MARPE convencional mostraram uma inserção com maior espessura óssea em homens (5,9 ± 2mm; p= 0,025). Os mini-implantes extras (região anterior) foram inseridos com maior espessura óssea nos homens (11,1 ± 2,3 mm), em comparação com as mulheres (9,9 ± 1,8 mm; p=0,041). Foi observada maior espessura óssea em homens (10,1 ± 2,1 mm) na região paramediana.

Conclusões:

Anéis adicionais permitem uma inserção óssea mais pronunciada. Os pacientes do sexo masculino apresentaram maior espessura óssea, o que pode estar relacionado à maior dificuldade de abertura das suturas.

Palavras-chave:
Tomografia computorizada de feixe cônico; Procedimentos de ancoragem ortodôntica; Aparelhos ortodônticos; Fixo; Design de aparelhos ortodônticos

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br