Acessibilidade / Reportar erro

Orthodontic finishing errors detected in board-approved cases: common types and prediction

RESUMO

Objetivo:

Identificar as principais falhas de finalização ortodôntica registradas pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial (BBO) e correlacionar a severidade inicial do caso com a qualidade da finalização ortodôntica.

Material e Métodos:

Esse estudo transversal unicêntrico coletou dados retrospectivos obtidos durante a Fase II dos exames do BBO, entre 2016 e 2023. A qualidade da finalização ortodôntica foi avaliada pelo Sistema Objetivo de Avaliação (SOA), e a severidade inicial do caso, pelo Índice do Grau de Complexidade (IGC), ambas ferramentas do American Board of Orthodontics. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, e a análise de correlação entre os escores do SOA e IGC foi calculada (p < 0,05).

Resultados:

447 casos ortodônticos foram incluídos. Falhas de finalização ortodôntica foram detectadas em todos os casos. Em média, 15 pontos foram descontados no escore final do SOA. As falhas mais comuns envolveram problemas de alinhamento, inclinação vestibulolingual, e nivelamento das cristas marginais. O escore médio do IGC foi de 22,0 (amplitude: 10,0 - 67,0). Não houve correlação significativa entre os escores de IGC e SOA (p = 0,106).

Conclusão:

As falhas de finalização ortodôntica são inevitáveis, mesmo em casos aprovados pelo BBO. Rotação, inclinação vestibulolingual excessiva e desníveis nas cristas marginais, nessa ordem, são as áreas que merecem mais atenção. Além disso, a severidade inicial do caso, determinada pelo IGC, não foi considerada um fator determinante na predição da qualidade final do tratamento, embora ela possa impactar o planejamento e representar desafios para os clínicos.

Palavras-chave:
Finalização ortodôntica; Resultado de tratamento; Ortodontia

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br